Transformação digital: você pode não conhecer exatamente o que esse termo significa, ou como ele pode ser importante – para você e para sua empresa – mas definitivamente já ouviu falar sobre ele. Mas afinal, o que é, então, a transformação digital? E por que ela é necessária? Nós temos essas respostas!

Primeiramente, vamos falar sobre alguns dos significados utilizados para a transformação digital. Ela pode ser definida como “a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente como você opera e entrega valor aos seus clientes”.

Pode ser, ainda, uma “mudança cultural que requer que as empresas continuamente desafiem o status quo, experimentem e fiquem confortáveis com falhas”.

Outra definição interessante, é que a transformação digital é “o processo de usar ferramentas e tecnologias digitais para melhorar, ou renovar, processos existentes dentro das empresas”.

>> Trend Research Print: Veja os resultados da pesquisa para o mercado de impressão

Por que as empresas precisam da transformação digital?

Em primeiro lugar, porque a transformação digital é rentável – levando a aumentos de receita, com comprovações de pesquisas ao redor do mundo. Isso, evidentemente, já explica como é um movimento necessário para as empresas.

Mas, mais do que isso, como a última definição que apresentamos explica, a transformação digital pode ser sinônimo para melhorias que levam a uma maior eficiência dentro dos negócios.

Com isso, todas as empresas tendem a ganhar, inclusive as empresas fornecedoras de soluções, como um outsourcing, por exemplo, que poderá levar essas facilidades e melhorias aos seus clientes.

Além disso, falamos em mais que aumentar a receita das empresas: falamos também em mantê-las. Sabemos que, atualmente, as transformações nos negócios são cada vez maiores e mais rápidas – um exemplo, é a crise da COVID-19.

Portanto, estar preparado, com o olhar para o futuro e para as novas tecnologias e iniciativas digitais, torna-se imprescindível para aqueles que querem chegar no topo.

Apesar de não existir uma receita exata para a transformação digital em cada empresa, uma coisa é sabida: é preciso iniciar, seja qual for o seu ramo de atuação.

Quero saber como iniciar a transformação digital. E agora?

Transformação digital pode parecer um desafio grande, por se tratar de um movimento disruptivo. Ao mesmo tempo que muito importante, e até imprescindível para empresas que querem ir para o próximo nível.

Mas e então, como essas empresas podem dar o primeiro passo rumo à transformação digital, de forma eficiente e simples? É possível eu apoiar os clientes do meu negócio nesse movimento? A resposta é sim! E temos ela no nosso próximo artigo do Blog NDD.  Não deixe de conferir!

>> Otimize seu ambiente de impressão de um jeito inteligente

Deixe-nos um comentário :)