Hoje, o monitoramento e a gestão dos parques de impressão são uma realidade indispensável da rotina dos provedores de outsourcing de impressão. Junto a isso, é um fato que, usualmente, nas empresas, são utilizados ERPs para realizar toda a gestão dos negócios, em um sistema, de forma centralizada. Você sabia, no entanto, que é possível realizar a integração entre uma solução de gestão de outsourcing de impressão e o seu ERP utilizado? E, ainda, que este tipo de integração pode desencadear vantagens importantes e competitivas para seu negócio? Saiba mais neste artigo!

O objetivo dos ERPs e das soluções de gestão de outsourcing

Primeiramente, vamos relembrar os papeis destas tecnologias nas empresas de outsourcing de impressão, para então entendermos a necessidade – e as vantagens – de integrar a solução ao seu ERP.

ERP significa “Enterprise Resource Planning”, ou “Sistema Integrado de Gestão Empresarial”. Ele nada mais é que um sistema de otimização de gestão das empresas, em diferentes áreas. Você pode utilizar um ERP presente no mercado ou mesmo desenvolver um ERP próprio, de acordo com a realidade do seu negócio e das equipes e setores que você dispõe.

Já as soluções de gestão de outsourcing de impressão têm o objetivo primordial de facilitar e otimizar significativamente seus processos de trabalho, de monitoramento e gestão ao controle total dos parques de impressão e dos itens, como suprimentos, que você possui e administra.

Trabalhar com muitos sistemas isolados pode ser uma tarefa difícil

Sabemos que hoje, os recursos podem ser escassos e as demandas cada vez mais altas, recorrentes e exigentes. Trabalhar para assegurar todos os fluxos de trabalho em funcionamento, muitas vezes com tecnologia, em partes, limitada, ou mesmo a falta de uma grande equipe à disposição se prova uma tarefa complicada para as empresas. A lida com os sistemas que fazem parte destas demandas, de forma isolada, é prejudicial e cria um retrabalho que muitas vezes pode ser evitado, além de problemas básicos, como a presença de erro humano na contabilização de dados, que pode prejudicar relatórios no seu fechamento.

Afinal, então, o que a gestão dos outsourcings de impressão tem a ver com o meu ERP?

Em primeiro lugar, quando falamos da união entre uma solução de gestão de outsourcing de impressão e um ERP, seja ele qual for, tratamos de uma comunicação de um sistema com um outro.

Ambos estes sistemas, de diferentes maneiras, têm o objetivo de concentrar informações e facilitar os fluxos de trabalho e de negócio nas mais variadas áreas da empresa. Enquanto os ERPs integram dados e processamentos de uma organização em um só lugar, as soluções de outsourcing de impressão tem o papel primordial de administrar e monitorar operações de impressão, automatizando os processos das operações de outsourcing de impressão.

Neste sentido, identificar uma solução de gestão de outsourcing que esteja preparada para integrar-se ao ERP que você utiliza, com diferenciais importantes e de destaque, fará com que seus processos fiquem facilitados e você ganhe importantes vantagens à sua rotina. Entenda alguns dos principais benefícios que a integração do ERP com a solução pode garantir:

Pedidos de suprimentos são feitos automaticamente

A integração entre uma ferramenta de gestão de outsourcing de impressão e um ERP pode garantir a abertura automática de pedidos de acordo com as necessidades apontadas pela ferramenta. Cancelamento automático dos pedidos, alteração dos itens das demandas em caso de ausência de estoque e a geração, encaminhamento e recebimento dos pedidos, de maneira automática, são outros benefícios importantes de se destacar.

A integração entre a solução de gestão de outsourcing de impressão e ERP garante padronização

De acordo com os dados presentes no seu ERP utilizado, podem ser criados sites e estoques padronizados. A integração pode, também, remover e/ou adicionar equipamentos, a fim de manter os inventários sempre sincronizados e manter os contratos dos equipamentos atualizados, no caso de movimentação de máquinas. Terceiramente, pode garantir a automatização das parametrizações.

Você evita erro humano

Boa parte dos dados que são inseridos de forma manual, neste formato, têm sua captura feita de forma automática. Como exemplo, podemos utilizar os contadores. Esta captura automática evita por completo a chance de erro humano nos seus lançamentos. Assim, é assegurada a consistência dos seus dados no fim do dia.

Infográfico: as 8 principais vantagens de utilizar o nddPrint MPS com o seu ERP

O nddPrint MPS é a solução de gestão de outsourcing ideal para integrar ao seu ERP

Além das vantagens que apresentamos, o nddPrint MPS possui módulos com adaptabilidade e automatização que são destaque no mercado. Saiba mais sobre as principais vantagens no material acima e, se tiver alguma dúvida, converse com nossa especialista que está pronta para ajudar você!

Leia mais sobre o universo de impressão e os outsourcings em nosso blog.

Deixe-nos um comentário :)