Data Driven é a cultura de tomar decisões baseadas em dados. Para aderir a essa cultura é necessário compreender o real potencial dos dados, como utilizá-los da forma mais prática e estratégica, inclusive para fortalecer a relação com o cliente. Entenda, rapidamente, neste post a importância da cultura de dados e como pode ser valiosa para a sua empresa.

Ser uma empresa com cultura de data driven é aproveitar ao máximo o potencial estratégico dos dados, inclusive para atender muito melhor aos clientes e conquistar novos.

Pare de perder boas oportunidades por tomar decisões sem fundamento!

A cultura de data driven estabelece um costume: olhar para os dados e, a partir deles, do quão bom ou ruim estão, tomar uma decisão. No dia a dia, podemos pensar na aplicação do data driven como algo que acontece após uma ação estratégica. Exemplo: sua empresa faz uma ação especial (com preços e condições) para um determinado número de clientes, após o prazo para o final da campanha, a equipe irá analisar quais foram os clientes que aderiram, seus perfis, quais foram os percentuais de ganho com relação a outras ações similares. Ou seja, após o fim da ação especial, a equipe irá analisar as métricas de valor para a empresa, mas levando em consideração todos os dados levantados na ação.

Sem achismos. A sensibilidade da equipe servirá para analisar os dados levantados. E esses dados não são apenas números %, pois, muitas vezes, contêm informações valorosas sobre perfis, segmentos, datas. São muitos dados. E eles têm muito valor para uma tomada de decisão concreta. Mas, antes de tudo precisam estar compilados e organizados.

Por onde começar?

Muitas vezes, as empresas têm enorme quantidade de dados dentro de casa, mas não conseguem olhar estrategicamente para eles porque está tudo uma bagunça. Então, a primeira coisa a fazer é organizar. Definir as métricas de valor (por exemplo, o que realmente é importante para a empresa, pra melhoria dos produtos, da fidelização do cliente) e começar utilizando ferramentas que já se tem na empresa, como o Google Analytics e o próprio CRM.

Os times também precisam ter consciência do que é uma cultura de dados. Então, de início, conversar com o pessoal e esclarecer o quanto ter uma percepção analítica dos dados pode contribuir para bons resultados. Se os times sempre olharem para os dados estarão mais seguros para buscar soluções para resolver o que deu errado, e estratégias para manter o que está dando certo.

O que fazer?

Após ter certa organização para os dados que se tem dentro de casa, comece a aproveitar as estratégias que eles fornecem:

Utilize o poder preditivo dos dados

Com uma rotina de análise de dados é possível ter previsões e poder testá-las, tendo assim uma chance imensa de dar certo. Com isso, vai ser muito mais seguro tomar uma decisão, executá-la e mobilizar o time para investir tempo naquilo. É o que muitas empresas querem; uma forma de prever situações de risco, que, com os dados, realmente podem ter.

Conheça melhor seus clientes

Os dados podem entregam características dos clientes. Através do uso de produtos e/ou serviços é possível conhecê-los melhor. Ou seja, através de resultados em dados, será possível pensar em ações estratégicas para estreitar o relacionamento e a entrega de valor à carteira de clientes.

Melhore suas estratégias a longo prazo

Os dados podem orientar possíveis melhorias de produto/serviço, atuando como indicadores de adesão ou rejeição dos clientes. Essa possibilidade de melhorar sua entrega ao cliente também funciona como previsão a longo prazo, se o monitoramento dos dados for constante. Com isso, até mesmo o valor que a empresa cobra pelos produtos/serviços pode ser ajustado ou aumentado com base na realidade da utilização do cliente.

No cenário de outsourcing de impressão

É possível utilizar dados para potencializar ainda mais as entregas aos clientes. E a solução de gerenciamento do outsourcing faz toda a diferença nesses processos de melhoria e análise.

Entenda como o nddPrint atua neste aspecto!

Ferramentas que automatizam processos são capazes de fornecer ótimos relatórios para pautar as decisões.

Marina Severo - Analista de Marketing
Author

Especialista em Conteúdo Digital

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