Você já ouviu falar sobre pagamento instantâneo?

PIX é um sistema de pagamento eletrônico, lançado pelo Banco Central do Brasil e previsto para estar em vigor no país, em novembro de 2020.

A modalidade, promete revolucionar o mercado financeiro, já que permitirá a realização de transferências e pagamentos em segundos. Isso acontecerá mesmo entre bancos diferentes, durante as 24 horas do dia, 7 dias por semana. Mesmo em fins de semana ou feriados, o beneficiário terá acesso ao valor imediatamente, mediante pagamento.

O sistema suportará operações entre pessoas, pessoas e estabelecimentos comerciais, entre estabelecimentos e para entes governamentais, no caso de impostos e taxas.

Para realizar a transferência tanto quem realiza o pagamento, quanto quem receberá, deverá ter uma conta em um banco tradicional ou digital. Desta forma, todos os bancos e fintechs (bancos digitais), com mais de 500 mil contas ativas, deverão estar regularizados para oferecer o serviço, até a data de lançamento.

As transações do PIX poderão ser realizadas com informações tradicionais como número de celular, e-mail CPF ou CNPJ, ou através da leitura QR Codes.

Entre os benefícios do sistema estão a praticidade na hora dos pagamentos, menor custo, disponibilidade imediata de crédito e redução de fraudes.

Com a sua chegada outros serviços de transferência tradicionais como DOC, TED e até mesmo o cartão de débito, podem sofrer impactos. E você, o que achou da novidade? É team meios tradicionais ou team inovação?

Tecnologia é com a NDD, conheça as nossas soluções e serviços!

Agnes Samantha
Author

Analista de Comunicação

Deixe-nos um comentário :)