Mudanças causam receios, mas são essenciais para a evolução. Pensando assim, no contexto de supermercados, devemos reconhecer que a evolução digital tem o papel primordial de trazer muitas melhorias, não só tecnológicas, mas também de processos.

A disrupção supermercadista

Os supermercados são quase extensões dos lares das pessoas, precisam oferecer o melhor, não só em produto, mas também em processos e atendimento. Ser disruptivo no setor supermercadista consiste também em acompanhar toda essa evolução, utilizando-a para melhorar sempre, manter padrões de qualidade e satisfação que não são mais mensurados apenas através das ofertas em produtos. Disrupção neste contexto é sinônimo de inovação contínua.

O consumidor muda, evolui e prioriza a inovação

Muitas vezes, os clientes de um supermercado não sabem o que foi alterado no atendimento ou no processo, mas saem satisfeitos com a experiência, prontamente inclinados a recomendar o estabelecimento e a voltar para novas compras. Não é um papel do consumidor identificar o que foi mudado, mas se ele absorveu a mudança como melhoria, também significa que está acompanhando a mudança digital. Não estamos falando de algo isolado, mas sim e uma disrupção social, que move os hábitos das pessoas como consumidoras.

Quem está preparado para suportar as mudanças digitais no varejo?

As redes de supermercados preocupadas com o consumidor e com bons rendimentos, não são resistentes a mudanças e melhorias, pois as enxergam como inovação e futuros ganhos. Estudos do setor mostram que empresas que focam na cultura digital têm 5 vezes mais chances de alcançarem um desempenho muito melhor em seus objetivos. Inclusive a infraestrutura, que antes era uma preocupação em termos de mudança, hoje nem é tão pontuada, pois muitas implementações tecnológicas não interferem em infra.

Nem todas as melhorias serão disrupções ligadas à tendência de mídia, ou entretenimento, muitas vão tratar de melhorar processos antigos dentro dos supermercados ou atender a obrigatoriedades – como processos relacionados a documentos fiscais, por exemplo. Nisso entram as soluções aliadas, que se mantêm atentas à evolução digital. 

Soluções aliadas na evolução digital

Capacitar equipes, parceiros e clientes faz parte de toda a evolução digital e tecnológica, afinal, não chegaríamos até aqui sem compartilhar conhecimento. Ou seja, educar é essencial, mas como fazer isso com o menor custo e com qualidade? É preciso encontrar uma plataforma que entregue esse conhecimento remotamente, com estabilidade e comodidade. Pontos a serem levados em consideração na escolha de uma boa universidade corporativa, que se mantenha atenta às tendências digitais:

  • Certificação: geração de certificados de finalização de cursos e treinamentos;
  • Modelo webinar: transmissão de palestras, cursos ou outro conteúdo em formato de vídeo;
  • Satisfação: observação do desempenho de todos os matriculados;
  • Economia: redução de custos com locomoção, infraestrutura e materiais.

Considerada uma das mais efetivas ferramentas de atendimento no ambiente atual de negócios, proporciona às empresas uma boa vantagem competitiva. A oferta de cursos específicos e da certificação comercial ou técnica pode ser a chave para reduzir custos e gerar ativos.

Existe uma solução completa para atender à obrigatoriedade do EFD-REINF?Sim, existe. Antes de apresentá-la, lembramos que o EFD-REINF é a Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída, se trata de um módulo do SPED que entrou em vigor em 1º de maio 2018 que visa complementar o e-Social. Um novo modelo proposto aos contribuintes do país para apresentar ao governo as informações sobre as devidas retenções de impostos que não tenham relação com o trabalho, como por exemplo a contratação de serviços, bem como as informações sobre a receita bruta para a apuração das contribuições previdenciárias substituídas.

O EFD-REINF é uma das obrigatoriedades que exigem uma solução confiável para o cumprimento. E, nesta escolha, é importante lembrar da expertise em transacionar documentos fiscais eletrônicos. Conheça a solução de EFD-REINF da NDD e entenda porque se trata de uma solução aliada à evolução digital!

Mensageria preparada para atender a grandes volumes de transações é algo essencial quando lembramos que as legalidades e obrigatoriedades continuam em vigência – independente das melhorias tecnológicas dentro dos supermercados. É preciso então contar com um produto que está no mercado focado em agilizar processos de documentação eletrônica. Pontos de atenção:

  • Monitoramento: visualização em tempo real da entrada dos documentos destinados à empresa.
  • Integração: maneiras flexíveis e adaptáveis de integração com o ERP;
  • Armazenamento: guarda eletrônica dos arquivos fiscais conforme prevê a legislação;
  • Controle de recepção física: sabe aquele documento esquecido na gaveta? Ou então aquela mercadoria que foi recebida com avaria, mas ninguém avisou? Ou aquela entrega com atraso? Qualquer problema na recepção física pode ser informatizado e notificado às áreas afins;
  • Impressão: automatização da impressão e a sequência de múltiplos documentos. Possibilidade de eliminar operações manuais;
  • Registro de passagem: do nascimento do documento fiscal (emitido pelo fornecedor) até a escrituração dele no ERP. Possibilidade de autoria para que não haja mais preocupações;
  • Sua empresa, suas regras: possibilidade de controlar todo o processo de recepção dos documentos emitidos contra a empresa de forma intuitiva, com a facilidade de integrar regras de negócio para gestão de Alertas e Incidentes. Sempre que algo não estiver de acordo, receber avisos com o tempo hábil para que a empresa não seja prejudicada;
  • Indicadores e resultados: otimizar processos exige preparação, a análise prévia de todos os números de sua operação. Quantos documentos emitidos e cancelados posteriormente foram feitos no último período? Você tem ciência de todos os documentos emitidos contra a empresa? Se tem ciência, está de acordo com essa operação?

O propósito do nddConnect, que é uma solução robusta e preparada, é tornar o processo de documentos fiscais algo prático, conectando-se a áreas afins, mostrando que a gestão pode ser otimizada e com custos reduzidos. Conheça a solução, tire suas dúvidas e tenha em seus processos essa melhoria significativa! 

Marina Severo - Analista de Marketing
Author

Especialista em Conteúdo Digital

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