Mesmo não se tratando da mais recente evolução digital, os chatbots vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado empresarial.

Atualmente, a tecnologia faz parte do dia a dia e das experiências dos consumidores das empresas, serviços e eventos.

O chatbot é um software que mantém uma conversa com o usuário por meio de um programa automatizado, que faz a interação fluir de forma natural em aplicativos, sites, redes sociais, sistemas de call center e lojas virtuais.

Chatbots são os substitutos do trabalho humanizado?

Os chatbots foram criados com a intenção de estreitar a relação e permitir uma comunicação direta com o usuário.

Uma consequência favorável deste processo, foi a redução de custos operacionais, já que o programa consegue trabalhar de forma constante, 24 horas por dia.

Desta forma, muitos questionamentos em torno deste software envolvem a substituição da mão de obra humana.

Mas este é o objetivo?

Os chatbots podem ser vistos como uma substituição, não da mão de obra humana, mas sim uma forma com que as pessoas se livrem de tarefas repetitivas que não demandam grande esforço e criatividade.

Os programas conseguem automatizar conversações, desta forma agilizando atendimentos mais básicos (como quando o usuário fica sem internet, por exemplo).

E as empresas conseguem assim, aumentar a produtividade dos prestadores de serviço, que podem se ater aos atendimentos mais complexos.

As vantagens do chatbot e como incorporá-lo na sua empresa

O crescimento significativo do chatbot faz parte das diversas vantagens que o acompanham.

1 – Agilidade nos processos

A solução é capaz de solucionar diversas questões para o usuário, fazendo assim com que ele “escape” do tempo de espera em uma fila ou atendimento telefônico. Como destacado anteriormente, o programa trabalha 24 horas por dia e “fala” ao mesmo tempo com várias pessoas.

2 – Renova e sustenta leads

Uma das principais preocupações das empresas é manter a satisfação dos clientes. Desta forma, ter um atendimento ágil e eficaz faz toda a diferença. Os chatbots auxiliam neste processo, mantendo, e também possibilitando que as boas práticas capturem novos clientes.

3 – Redução de custos

Sem a necessidade de manter uma equipe fixa para as 24 horas, 7 dias por semana no atendimento ao consumidor, a empresa consegue reduzir custos de operação, de tempo e dinheiro, e, principalmente, direcionar equipe para tarefas mais estratégicas.

Qual a melhor solução para minha empresa?

A implantação do software é realizada por empresas especializadas. Antes de contratar o serviço é importante entender que existem diversas soluções de chatbot disponíveis, que ficam dentro de duas categorias mais amplas:

1 – Chatbot baseado em regras

Neste caso os softwares são programados para atender regras de resposta pré-configuradas, eles dependem de um banco de dados de respostas. Ainda assim, conseguem interagir com o usuário usando uma linguagem natural.

2 – Chatbot baseado em inteligência artificial

No caso dos chatbots que utilizam a inteligência artificial – IA, os comandos são mais amplos. Eles conseguem otimizar as respostas à medida que interagem com as pessoas, ou têm acessos a banco de dados mais amplos que o anterior. Mais do que responder mensagens, eles aprendem a realizar tarefas mais complexas.

Sendo assim, é importante estudar qual a melhor solução de atendimento dentro de da corporação e contratar o serviço com uma empresa de software confiável e especializada.

Parceiros e clientes de Documentos Fiscais Eletrônicos da NDD já podem testar este serviço. Visite nosso Portal do Suporte e fale com a Sindy.

Se você gostou deste artigo, veja também:

Cloud Computing: computação em nuvem

Agnes Samantha
Author

Analista de Comunicação

Deixe-nos um comentário :)