A fim de facilitar a gestão das empresas do setor varejista e plataformas de marketplace, surgiu o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica simplificado, modelo etiqueta.

Considerado um avanço para o sistema de notas fiscais eletrônicas, o DANFE simplificado – etiqueta, traz diversos benefícios as empresas do setor e também aos consumidores.

Para saber mais sobre este assunto, confira: DANFE simplificado: O que é e como ela pode ajudar seu e-commerce?

Mas afinal, como emitir este documento dentro das regularidades fiscais?

Continue a leitura e saiba a resposta para este questionamento.

Passo a passo da venda do e-commerce

Para começar este parágrafo, precisamos deixar claro que: não é possível emitir um DANFE simplificado!

Mas, como assim?

O DANFE simplificado – etiqueta é, como o próprio nome diz, o Documento Auxiliar da NF-e, e neste caso, é impresso com resumo dos dados dos documentos. Desta forma, a NF-e é emitida e autorizada pela Sefaz e o DANFE é o “espelho” das informações, utilizado para acobertar o transporte das mercadorias.

Ele faz parte de todo o processo logístico de venda realizado pelo emissor ao cliente final, na modalidade e-commerce ou venda fora do estabelecimento.

Vamos explicar melhor. A seguir, confira o passo a passo de uma venda realizada no   e-commerce:

Passo 1: Escolha

O consumidor acessa o site e começa a escolha do produto.

Passo 2: Pedido

Depois de escolher o produto, o consumidor realiza o pedido da compra.

Passo 3: Recepção

O administrar recebe a solicitação do produto, enviada pelo site.

Passo 4: Cobrança

O setor financeiro, responsável pela cobrança dá segmento ao pagamento na forma solicitada pelo consumidor.

Passo 5: Validação do Vendedor

O vendedor confere se todas as informações referentes ao pedido foram executadas, desde o cadastro, análise de risco e pagamento, e efetua a venda.

Passo 6: Validação do Cliente

O consumidor recebe o retorno da validação, de venda efetuada com sucesso.

Passo 7: Estoque

A empresa responsável pela venda, busca o produto em seu estoque.

Passo 8: Expedição

Esta é a última etapa operacional, pois é quando o produto e acondicionado em uma embalagem adequada para não sofrer danos no transporte. E recebe também, os documentos dentro das regularidades fiscais.

Neste momento entra o DANFE simplificado – etiqueta, que acompanha as mercadorias em todo o processo logístico. Ele fornece informações durante o trajeto até a entrega ao destinatário e permite consulta e acompanhamento da NF-e.

Passo 9: Transporte

A empresa realiza o transporte da mercadoria, ou contrata um terceiro.

Passo 10: Produto chega ao destino

A 10ª e última etapa é quando o cliente recebe o produto em seu destino e certifica formalmente o recebimento.

Algumas empresas ainda realizam o pós-venda, enviando uma avaliação de satisfação ao cliente final.

Como facilitar a impressão do DANFE simplificado etiqueta?

Agora que você já visualizou todo o processo de venda do e-commerce, pode estar se perguntando: como é possível facilitar este processo, principalmente, quando falamos da expedição?

É primordial que a impressão das DANFES seja realizada em segundos e sem intercorrências, para que a esteira dos produtos não seja comprometida.

Desta forma, para acelerar o processo de impressão, é possível configurar o ERP com as informações necessárias do DANFE, e utilizar uma impressora térmica, que permite imprimir as etiquetas, que posteriormente serão coladas diretamente no pacote final.

Conte com especialistas

Outro ponto importante neste processo, é o auxílio de especialistas que conheçam as necessidades, dinâmicas e funcionamento de um e-commerce, para que assim ofereçam soluções compatíveis com as necessidades da operação.

Com um outsourcing de impressão, por exemplo, há um plano de contingência para garantia de SLA (níveis de entrega) e a possibilidade da união de dois fatores cruciais: máquinas compactas e ao mesmo tempo de alta produtividade.

Além disso, a forte gestão de insumos e da manutenção proativa dos equipamentos. Assegurando, rápida intervenção em casos de falhas técnicas e eventuais problemas com as máquinas.

Aliás, não podemos deixar de falar sobre a união com um software para o processamento e gestão de Documentos Fiscais. Que irá emitir a Nota Fiscal Eletrônica e gerar o DANFE simplificado – etiqueta, em segundos.

A união certeira para que seu e-commerce obtenha bons resultados e ainda esteja de acordo com as regularidades fiscais.

Se você gostou deste conteúdo, pode se interessar também pelo nosso infográfico:      5 motivos para usar o DANFE simplificado no meu e-commerce.

[clique aqui para baixar]

Deixe-nos um comentário :)