Cloud Computing, ou computação em nuvem, entenda as vantagens dessa solução.

A pandemia do COVID-19, trouxe à tona a necessidade de adaptação das empresas e colaboradores ao home office.

Se pensarmos no início deste processo, veremos que em vários casos, essa adaptação não foi assim tão simples. As empresas não tinham o suporte de equipamentos e de armazenamento de dados para que o trabalho continuasse sem interrupções.

As informações estavam todas armazenadas localmente dificultando o acesso, seu compartilhamento e a utilização dos dados por profissionais de diferentes setores.

Se você se identificou com essa situação, provavelmente a sua corporação ou na qual trabalha, não possui uma tecnologia de Cloud Computing.

O que é a computação em nuvem?

O Cloud Computing, ou computação em nuvem, consiste em uma estrutura de recursos computacionais distribuídos em servidores físicos remotos que podem ser acessados de qualquer lugar via web.  

Desta forma, garantem mais praticidade e segurança às informações, além da redução de custos em equipamentos ou capacidade dos servidores. Além disso, a alta disponibilidade provida por estes servidores mantém a produtividade e a competitividade do seu negócio.

Quais os benefícios das soluções em nuvem?

Quando você migra dados para um sistema na nuvem torna-os mais acessíveis aos membros da sua equipe, garantindo o máximo de performance operacional. E o investimento em uma plataforma de cloud computing pode trazer inúmeros benefícios, entre eles:

Escalabilidade

A produção tem um custo mais baixo para a empresa, já que não precisa de grandes estruturas físicas locais. E neste formato, é possível entregar mais resultados aos seus clientes, a qualquer momento.

Mobilidade

Já que os arquivos estarão acessíveis aos membros da equipe em qualquer local, na empresa ou em home office, os processos serão mais assertivos. Dando agilidade a prestação de serviços e reduzindo custos.

Segurança da informação

Mas não se engane. Mesmo que os arquivos possam ser acessados pela equipe remotamente, isto não significa que a operação não terá segurança. Quando se tem um serviço de solução em nuvem, os usuários podem controlar em tempo real quem possui acesso aos arquivos, além de reverter alterações indevidas, se for necessário. A realização de backup também se torna mais rápida.

Outro ponto importante é estar atento a alguns fatores antes de contratar o serviço:

  • 1 – Confiabilidade do provedor
  • 2 – Verifique se o serviço contratado atenderá de forma plena as necessidades do seu negócio
  • 3 – Compliance do provedor: seu cumprimento das leis, regulamentos e normas.

Se você gostou deste artigo, veja também:

White Label: entenda suas funcionalidades e vantagens

Agnes Samantha
Author

Analista de Comunicação

Deixe-nos um comentário :)