Na Havan, com a solução NFC-e da NDD, cerca de 2,5 milhões de notas fiscais de consumidor eletrônicas são emitidas ao mês em 17 estados brasileiros, com previsão de 20 estados até o final de 2019. A empresa apresenta um crescimento mensal de 60% em relação ao ano anterior

126 lojas, 17 estados e um faturamento previsto de R$12 bilhões para este ano: a gigante nacional Havan tem crescido em torno de 60% ao mês em comparação ao mesmo período de 2018. Hoje, com cerca de 16 mil funcionários, é o principal nome nacional em seu segmento. Seu objetivo é ter ao menos uma filial em cada estado do país até 2021. O ritmo de crescimento surpreendente é acompanhando pela eficiência e pela agilidade da solução de NFC-e da NDD, que garante o funcionamento pleno dos processos fiscais das lojas espalhadas por todo o Brasil.

Antes a gente tinha uma dificuldade para administrar documentos, notas rejeitadas, notas pendentes. Hoje a gente tem tudo isso num ambiente centralizado, onde a gente acessa e consegue visualizar tudo em um único lugar.

Luiz Maicon Dallagnoli

Conhecendo a solução

Por uma mudança estratégica nos últimos anos, a Havan decidiu desenvolver internamente seu PDV. Para isso, precisou agilizar o processo de desenvolvimento. Conhecendo a solução de NFC-e da NDD, a empresa decidiu contratá-la para esta otimização. “Não valia a pena para a Havan gastar horas com esse desenvolvimento, sabendo que existe uma empresa com experiência e com grandes clientes que já utilizavam a solução”, relembra Eder Varela, coordenador de desenvolvimento da Havan. “Com a NDD a gente conseguiu dar velocidade na implantação dos nossos caixas. Em menos de quatro meses já tínhamos a primeira loja no ar utilizando a solução”. A previsão é que, até o final do ano, ainda mais estados sejam contemplados com seu uso.

“A gente tinha um sistema terceirizado que fazia a transmissão das notas, aí estávamos precisando adaptar o PDV para começar a emitir e transmiti-las”, explica Luiz Maicon Dallagnoli, analista de sistemas da empresa. “Nisso a gente começou a procurar algumas soluções, fez algumas entrevistas e até mesmo visitamos algumas empresas que já utilizavam a solução da NDD para buscar um conhecimento, conversar um pouco com as pessoas, aí a gente acabou decidindo usar a solução. Iniciamos o desenvolvimento da integração no início de 2018 e em abril a gente já estava colocando a primeira loja em operação no modelo”.

Devido ao grande número de transações que passam através dos nossos PDVs, precisávamos de uma solução confiável e escalável. A NDD conseguiu nos auxiliar perfeitamente com isso.

Eder Varela

Números da Havan comprovam a eficiência

Por meio da solução, a Havan emite uma média de 2,5 milhões de notas por mês, cerca de 85 mil documentos/dia. Em datas comemorativas o pico de emissões é muito maior, como foi o dia das mães deste ano, que superou 180 mil documentos emitidos somente na data. Para uma gestão eficiente, é necessária uma solução consistente e segura. “Um dos principais pontos, que a gente até gera um comparativo com o sistema anterior, é a gestão dos documentos. Antes a gente tinha uma dificuldade para administrar documentos, notas rejeitadas, notas pendentes. Hoje a gente tem tudo isso num ambiente centralizado, onde a gente acessa e consegue visualizar tudo em um único lugar”, diz Luiz.

Outra vantagem da solução é a praticidade com que ela permite iniciar uma nova filial da Havan, ponto fundamental considerando a rápida e contínua expansão da marca. “A gente não precisa acionar a NDD para configurar uma nova loja para a gente. Hoje nós temos processos que fazem a configuração automatizada, basta cadastrar as informações no nosso sistema e integrar isso com a solução NDD. Em questão de menos de um dia eu consigo ter uma loja rodando 100% sem alguma interferência da equipe da NDD”.

Sede da empresa, em Brusque (SC)

Um projeto inovador da empresa, que também contará com a parceria da NDD, é o PDV Mobile. “Com ele, nossos clientes poderão ir até um setor como o eletro, por exemplo, comprar um produto e não precisar mais pegar filas na linha de caixa e na área do pacote. Lá mesmo o cliente vai poder fazer o pagamento”, explica Eder. “A NDD fará a transmissão do documento fiscal e o cliente já sai com a mercadoria na mão”.

Para Luiz, a atenção plena da NDD com as obrigatoriedades fiscais é outro ponto importante. “Hoje a gente tem várias SEFAZ, vários estados com regras específicas, e como a gente tem uma previsão de trabalhar com todos os estados do Brasil nos próximos anos a NDD é essencial, fornecendo a garantia de que estará atendendo às legislações e às novas regras que as SEFAZ venham a disponibilizar e exigir que sejam cumpridas. Nós temos a garantia de que a NDD tem uma equipe que está atualizada sempre, nos informando com antecedência para que a gente também possa adaptar o nosso sistema e atender essas novas obrigações”.

A NFC-e da NDD é aliada na redução de custos do varejo

Com a solução NFC-e da NDD, as empresas conseguem maior agilidade nas impressões e menor custo de infraestrutura: ela pode rodar 100% na nuvem e é totalmente integrável com todos os ERP’s do mercado.

NFC-e NDD

Deixe-nos um comentário :)