O clima organizacional e a educação corporativa nunca estiverem tão em alta entre as prioridades de empresas como agora.

É que as organizações compreenderam a importância de um ativo humano satisfeito e alinhado com seus objetivos estratégicos, para alcançar o sucesso esperado nos negócios. Simplificando, empresas passaram a reconhecer que bons resultados dependem diretamente do engajamento e da qualificação de colaboradores.

Afinal de contas, sem motivação colaboradores produzem menos e com qualidade inferior à esperada. E, se tratando de atendimento então, pode ser desastroso para a imagem de uma empresa manter funcionários descontes.

Como funcionam a UC e a pesquisa de clima organizacional?

A Universidade Corporativa (UC) ou Universidade Empresarial é criada pela empresa para suprir demandas específicas.

Os propósitos da educação corporativa podem ser: ampliar as vendas; melhorar o atendimento ao cliente; reduzir etapas no processo de produção; formar novos líderes, entre outros.

Para definir quais treinamentos precisam ser disponibilizados aos colaboradores para atingir as finalidades estabelecidas, a empresa utiliza-se das pesquisas de clima organizacional.

Tais pesquisas são instrumentos que servem para a coleta de variados tipos de informações. E é a análise dos dados colhidos que servirá como suporte para o desenvolvimento de conteúdos da Universidade Corporativa.

Uma ferramenta influencia o desempenho da outra

A execução de pesquisas de clima organizacional tem contribuído para o aperfeiçoamento de cursos e treinamentos personalizados oferecidos por Universidades Corporativas (UCs).

Uma ferramenta é o termômetro que mede a temperatura da outra. Ou seja, a empresa oferece a capacitação profissional através da Universidade Corporativa e pode acompanhar o desempenho obtido por meio da própria UC, e também, das pesquisas de clima organizacional.

Na mesma proporção, a companhia confere a fidelidade do levantamento de clima organizacional pelos resultados apurados nas trilhas de aprendizagem, após mudanças sugeridas pelas pesquisas.

Quando realizar uma pesquisa de clima organizacional?

Não existe necessidade de aguardar o surgimento de um momento certo ou problema pontual para a realização de uma pesquisa de clima organizacional.

O ideal é que seja feita periodicamente e envolva todos os colaboradores. Pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.

A periodicidade deve ser definida de acordo com o que for mais interessante para empresa, considerando a importância do feedback dos colaboradores em relação aos seus processos.

Porém, alguns cuidados são fundamentais para que a pesquisa de clima organizacional atinja os objetivos:

  • Divulgue a realização da pesquisa com antecedência. A atitude deve eliminar resistências e desmistificar o processo
  • Faça um trabalho de divulgação bem didático, para que não restem dúvidas sobre o que se trata
  • Prometa o sigilo absoluto em relação aos questionários entregues. E o mais importante: CUMPRA!
  • Use a linguagem dos colaboradores na elaboração da pesquisa, para que todos compreendam
  • Se deixar livre a participação, estimule os colaboradores por meio de algum tipo de brinde para os que aderirem
  • Planeje e CUMPRA um cronograma para cada etapa e para o processo como um todo
  • Divulgue com transparência, para toda a empresa, os resultados gerais
  • Ofereça variedade nos tipos de resposta para não cansar quem vai responder o questionário apenas com opções do tipo “sim” ou “não”
  • Na estruturação do formulário considere os valores, missão, cultura interna e o modelo de gestão da empresa
  • Quando possível, contrate uma consultoria externa para assegurar a idoneidade do processo.

Quais modelos de formulário a empresa deve preferir?

Existem diversos modelos de formulários e, obviamente, a empresa deve utilizar o que melhor corresponda a natureza do seu negócio e cultura organizacional.

Mas, certas perguntas são básicas, como:

  • Sua função/cargo é importante para a empresa atingir suas metas?
  • Você costuma receber as informações que precisa para executar suas atividades?
  • Tem vontade de mostrar à empresa um desempenho acima do esperado?
  • Existe organização na distribuição das tarefas na empresa
  • Acredita que é possível gastar menos tempo nas tarefas? De que forma?
  • O que prejudica sua produtividade? Por quê?
  • Tem sugestões para melhorar processos?
  • Seu líder informa sobre o seu desempenho?
  • Seu desempenho é avaliado de forma adequada?
  • Visualiza oportunidade de evoluir nesta empresa?
  • Recebe treinamento para aperfeiçoar suas atividades?
  • Seu líder ajuda você descobrir como aprender e se capacitar?

Como usar os resultados da pesquisa de clima organizacional

Após mensurar dados da pesquisa, que podem ser quantitativos e/ou qualitativos, o primeiro passo deve ser divulgar os resultados para todos os colaboradores de forma transparente.

Os funcionários precisam ser informados das conclusões e do que será feito com os dados apurados. A publicação é de extrema prioridade, para garantir a participação nas próximas pesquisas.

A seguir, a empresa usará o diagnóstico para embasar ações concretas no sentido de mudar e melhorar o que for preciso, com a finalidade de desenhar um planejamento estratégico que determine os rumos do negócio perante o mercado.

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