capa-youtube-glauber

NDD um Estilo de Vida é um projeto que busca valorizar os profissionais que se destacaram e estão crescendo dentro da empresa. Vamos contar a história de cada um e mostrar que é possível alcançar cargos almejados e crescer dentro da NDD.

Hoje conversamos um pouco com o coordenador técnico e executivo de pré-vendas da filial NDD na Europa, Glauber Antonio de Souza. O profissional é paulistano e tem 28 anos e é formado em Ciências da Computação. Acompanhe a entrevista e assista ao vídeo completo.

1) Antes de trabalhar na NDD você atuou em quais outros setores e lugares, me fale um pouco sobre sua trajetória até aqui?

Meu primeiro trabalho foi em uma empresa na Área de Construção Civil (Polimento de Mármore) aos 15 anos, fiquei nesta empresa por 3 anos até sair do colegial e poder entrar na universidade, no entanto nesse período realizei alguns cursos relacionado a Tecnologia. Em 2008 no primeiro semestre da universidade, consegui um estágio na área de TI em uma empresa que se chamava StarOutsourcing, que curiosamente foi um dos primeiros clientes na NDD no seguimento de impressão. Este período considero que foi bastante importante para minha formação, pois foi meu primeiro ambiente “corporativo” e a partir daí iniciei o contato com as soluções da NDD e desde então, deste “mundo” não saí mais.

Logo esta empresa foi vendida para a TecMach (também cliente na NDD), onde lá estive por mais um ano até ir a NDD.

2) Trabalha na NDD há quanto tempo? Ano de contratação e 1º cargo?

O Ano da minha contratação foi o de 2011, mais precisamente no dia 22 de agosto e meu primeiro cargo foi o de Analista de Pre-vendas.

A forma como fui parar na NDD foi bem curiosa, me lembro que em um determinado momento recebemos uma visita de alguns analistas da NDD para nos apoiar em algumas migrações, fiquei espantado pelo fato de eles serem locais (de SP) pois até então não sabia que haviam analistas trabalhando na região, e então surgiu a ideia de tentar enviar meu currículo. Na ocasião enviei o currículo ao pessoal do suporte que eram as pessoas que tinha bastante contato, mas especificamente o Mauricio Xafranski. Lembro como se fosse hoje que naquele dia fui almoçar e quando voltei já entraram em contato comigo, falando que havia uma vaga aberta e que meu perfil foi selecionado, então tive que negociar a minha saída com meu diretor, já que estava indo para um fornecedor e cuidamos para que isso não afetasse na relação entre as duas empresas.

ASSISTA A ENTREVISTA:

 

3) Desde então em quais áreas você já atuou aqui dentro da empresa? Faça a linha do tempo?

Fiquei aproximadamente dois anos como analista de pré-vendas do Brasil, onde trabalhei diretamente com excelentes profissionais (Samuel Zanotto e José Eduardo) e hoje lhes tenho como grandes amigos na NDD e na vida. Eles me ajudaram e ainda ajudam muito meu crescimento dentro da empresa.

Em setembro de 2013 recebi a oportunidade de virar coordenador Técnico e Pré-vendas na NDDEurope. Este também foi um episódio peculiar, já que havia acabado de fazer uma temporada fora (um mês creio), dando treinamento aos nossos parceiros da região sudeste e na semana que retornei, ainda estava me preparando para uma visita, quando o Samuel me ligou e disse que o Anderson Locatelli precisava falar comigo (isso era raro). Então pensei que algo poderia haver dado errado (Rs), mas não, era a notícia da oportunidade para assumir a Europa. Não pensei duas vezes em aceitar o desafio e em janeiro de 2014 me mudei para Madrid.

No início foi bastante sofrido, já que havia muitas coisas novas para me adaptar: idioma, cultura, mercado diferente e saudade da família (com isso ainda sofro aliais nunca vai acabar, mas nos acostumamos). No entanto, hoje já considero que estou adaptado e preparado para os próximos desafios, temos ainda todo o resto da Europa para explorar.

redes-ndd-um-estilo-de-vida-bruno

4) Me fale um pouco sobre você como profissional?

Como já estive do outro lado (cliente), considero que tenho facilidade de encontrar alternativas a nossos parceiros para resolver problemas e melhorias dos processos, adequando ao que lhes oferecemos com nossas soluções, devido as experiências vividas. Sempre utilizo exemplos e analogias para expressar as situações onde no meu ver é uma forma de passar bastante segurança e que temos conhecimento sobre o assunto.

Com o tempos, fui me aperfeiçoando na área e tenho o costume de estudar o mercado e entender as necessidades atuais e tendências futuras, buscando melhorias e alternativas para nossos parceiros, junto as nossas soluções.

Sempre, fui bastante observador, paciente e considero que desenvolvi habilidades analíticas desde que comecei a trabalhar na NDD, onde aprendi que é muito importante estar atento e estudar tudo o que nossos parceiros e prospectos clientes expressam nas reuniões. Entendo que pode ser um detalhe que faça com que um trabalho bem sucedido se transforme em uma negociação, implantação, desenho de projeto, etc.

5) O que gosta de fazer nas horas vagas, quais seus hobbys?

Amo viajar, sempre que tenho tempo tento dar uma fugida por ai… ah e como um bom Brasileiro, muito futebol o (Corinthians mais especificamente) e muito SAMBA!! ( Não esqueço as raízes) …

6) Hoje você desempenha qual função aqui dentro da NDD? Como você observa esse crescimento até aqui?

Hoje Coordenador Técnico e executivo de pre-vendas (Espanha  e Portugal).

Bem para começar, desde os tempos em que era cliente sempre observei a NDD como uma escola, e após estar dentro percebi que há muita oportunidade para quem tem força de vontade, e sem sabe aproveita-las.

Entendo que todos os crescimentos, seja eu em qualquer parte da vida é fruto de um bom trabalho, unido a muita dedicação. Então, de uma forma resumida observo meu crescimento uma junção desses fatores, unindo ao fato que na NDD sempre trabalhei ao lado de excelentes profissionais sempre souberam valorizar um bom trabalho e que com sem dúvida nenhuma contribuíram imensamente com este meu desenvolvimento.

…Vejo meu crescimento

7) O que espera para seu futuro profissional? O que ainda almeja?

Resumindo de uma maneira bem uma simples e objetiva é: Ajudar com a expansão da NDD na Europa e poder atender a outros países. Temos muito potencial para isso!! 😀

Avatar
Author

Formada em Comunicação Social – Jornalismo, pós graduada em Mídias Digitais, hoje atua com Marketing de Conteúdo na NDD. Pisciana, do dia 12 de março, tem como característica buscar superação, conhecimento e evolução em tudo que faz. Na profissão, se destaca pela iniciativa, determinação e sinceridade. Gosta de séries, filmes e Yoga. https://br.linkedin.com/in/fernandesliana

Deixe-nos um comentário :)