edionei

NDD um Estilo de Vida é um projeto que busca valorizar os profissionais que se destacaram e estão crescendo dentro da empresa. Vamos contar a história de cada um e mostrar que é possível alcançar cargos almejados e crescer dentro da NDD.

Hoje conversamos um pouco com Edionei dos Santos, 38 aos, natural de Lages. O profissional é bacharel em Informática e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Assista ao vídeo e acompanhe a entrevista feita com a profissional.

1) Antes de trabalhar na NDD você atuou em quais outros setores e lugares, me fale um pouco sobre sua trajetória até aqui?

Comecei a trabalhar aos 15 anos como eletricista de automóvel, atuei durante 3 anos e meio, até passar no vestibular para Ciência da Computação. Mudei-me para Palhoça, onde fazia a graduação na Unisul, voltei para Lages depois que abriu o curso na Uniplac e acabei pedindo transferência. Fui estagiário na Klabin no setor de produção. Trabalhei na Plongez, como desenvolvedor de software. Depois disso iniciei meu trabalho dentro da NDD.

Quando troquei a Plongez para NDD, eu arrisquei, porque na Plongez eu trabalhava na área, que era o que eu mais queria e fui para NDD para trabalhar como auxiliar de estoque. Na entrevista eu perguntei se existia a possibilidade de migrar internamente para o desenvolvimento e a pessoa me disse que dependeria de mim apenas. Com essa resposta topei na hora e falei que se dependesse apenas de mim a decisão estava tomada e comecei minha jornada como desenvolvedor novamente em apenas três meses após entrar na NDD.

Inscreva-se em nosso Canal no YouTube!

2) Quais são suas aptidões profissionais, quais áreas que você mais gosta de atuar e tem maior experiência?

Sou justo, sincero, ético e muito transparente com todos. Tenho bom relacionamento com as pessoas e carrego toda a educação e caráter que a mim foi dado pelos meus pais. O caráter que você tem na vida pessoal é o mesmo que se traz para o trabalho, trato as pessoas com respeito acima de tudo. Ajudar as pessoas a crescerem como profissionais é um desafio que gosto muito de praticar, é a verdadeira contribuição de um líder e é o que eu busco aperfeiçoar a cada dia.

Até pela minha formação gosto muito da área técnica, mas com o passar do tempo passei a gostar muito também de tomar decisões mais estratégicas, não tenho dificuldades com tomadas de decisões e principalmente sei trabalhar sobre pressão, tenho facilidade e, em geral mantenho-me equilibrado. Tomar decisões e correr um risco calculado é imprevisível, obscuro, mas ao mesmo tempo fascinante, muito motivador. Aprendi a trabalhar com as pessoas e a respeitá-las levando em consideração o jeito de cada uma.

Hoje consigo reconhecer um profissional já de manhã, quando ele chega ou nas primeiras palavras de uma conversa, já da para mapear um possível descontentamento que possa estar levando a não ter uma produção adequada para sua função, isso facilita muito o trabalho e me ajuda a resolver problemas por atalhos, que antes com menos experiência eu não tinha.

3) Trabalha na NDD há quanto tempo? Ano de contratação e 1º cargo?

Trabalho na NDD a 15 anos e meio. Fui contratado em janeiro de 2001 como auxiliar de estoque ainda na Tortelli Informatica.

4) Desde então em quais áreas você já atuou aqui dentro da empresa? Faça a linha do tempo?

Bom, eu comecei como auxiliar de estoque e trabalhei por 3 meses, depois disso passei a trabalhar no desenvolvimento como desenvolvedor, mas como a empresa estava crescendo, eu desenvolvia, dava suporte, testava e saía para implantar o sistema nos clientes.

Depois de um tempo trabalhando como desenvolvedor, fui convidado para trabalhar no suporte, setor até então inexistente oficialmente, fui muito contrariado, porque eu adorava programar, mas tinha que ir. Depois de adaptado ao suporte fui convidado a trabalhar no teste, setor inexistente também, mas que se fazia necessário devido a não ter um setor preocupado com a qualidade do software até então. Depois dessas mudanças fui convidado para fazer a Gestão de desenvolvimento e testes.

Hoje eu afirmo com toda certeza que essas mudanças foram determinantes para minha carreira e amadurecimento profissional, porque me permitiu ter a percepção de todas as áreas ligadas a produção e para tomadas de decisão do dia-a-dia essa experiência anterior faz toda a diferença.

redes-ndd-um-estilo-de-vida-2

5) Me fale um pouco sobre você como profissional?

Eu sou um profissional muito inquieto, de atitude, nunca estou satisfeito com meu rendimento e me cobro muito, busco novos conhecimentos a todo instante. Não tenho problema com mudanças, só que vou em busca da certeza se a mudança é para o melhor mesmo. Sempre tive facilidade com a área de exatas, desde pequeno era perceptível que meu caminho seguiria esse rumo.

Quando tomo decisão de realizar algum objetivo, eu não descanso enquanto não conseguir, o lado bom é que quando eu atinjo aquela meta, eu na verdade, já tracei outras, determinação é algo que levo e levarei para minha vida toda. Prometi a meus pais que eu seria um homem do bem, com caráter, trabalhador e honesto. Nada me fará mudar estes princípios que trago de berço, isso faz diferença na minha vida profissional.

6) O que gosta de fazer nas horas vagas, quais seus hobbys?

Nas horas vagas procuro estar sempre junto com a minha família. Gosto de jogar futebol, ler, viajar, churrasquinho para bater um papo com os amigos e assistir meu Corinthians.

7) Hoje você desempenha qual função aqui dentro da NDD? Como você observa esse crescimento até aqui?

Atualmente sou Gerente de Desenvolvimento. Vejo um crescimento natural como resultado do meu esforço, conhecimento, entrega e comprometimento. Pelo fato de ter vivenciado o início da empresa, onde tudo era mais complicado, sou suspeito em falar, mas tenho prazer em trabalhar na NDD, tem problemas, é claro, mas venho trabalhar com alegria e motivação, porque acompanhei todo o crescimento da empresa e é bonito ver o que a NDD é hoje e o que ela representa, quando se fala em empresa de desenvolvimento de software. Sou colaborativo, agregador de valor, determinado, percebo meu trabalho fazendo a diferença, a gente precisa ser um profissional que de resultados positivos e eu me incluo neste quadro, aliado a esses fatores citados, o crescimento é consequência.

8) O que espera para seu futuro profissional? O que ainda almeja?

Eu espero acima de tudo ser um profissional feliz com meu trabalho, realizado, quero ser útil, quero contribuir, poder ter a possibilidade de aplicar meu conhecimento, quero errar, quero acertar, mas acima de tudo fazer a diferença. Obviamente almejo alcançar novos desafios, assumir novas e mais responsabilidades, é o que quero e o que eu busco, estou preparado.

Avatar
Author

Formada em Comunicação Social – Jornalismo, pós graduada em Mídias Digitais, hoje atua com Marketing de Conteúdo na NDD. Pisciana, do dia 12 de março, tem como característica buscar superação, conhecimento e evolução em tudo que faz. Na profissão, se destaca pela iniciativa, determinação e sinceridade. Gosta de séries, filmes e Yoga. https://br.linkedin.com/in/fernandesliana

Deixe-nos um comentário :)