“A culpa é do estagiário”, é uma frase comum durante a fase de um estagiário e até muitas vezes se torna uma expressão engraçada de ser dita, mas aqui acreditamos que todos os profissionais de sucesso já passaram por um estágio, com seus erros e acertos.

O estágio para muitos jovens que estão na faculdade representa a primeira oportunidade de trabalho e contato com as áreas de atuação profissional. Desde a fundação da empresa, a NDD oportuniza o contato profissional de jovens com o mercado de trabalho pelos programas de Jovem Aprendiz, Estágio e Academia do Programador.

Compartilhamos as histórias de alguns colegas que também tiveram uma oportunidade de iniciar como estagiário, e hoje somam mais de 15 anos de crescimento pessoal e profissional. 

Em homenagem ao Dia do Estagiário (18), parabenizamos os 26 estagiários que trabalham na NDD.


Aline – Analista de Produtos / Product Owner NDD

Como foi pra você a oportunidade de estágio na NDD?

Quando me inscrevi para o programa de menor aprendiz, como estava no último ano do ensino médio, ainda não tinha certeza da carreira que gostaria de seguir, então estar na NDD e estar em contato com a área da tecnologia foi o que definiu a faculdade que fiz posteriormente e todas as oportunidades que vieram a partir disso.

Imaginou chegar até aqui?

Não imaginava! Pois era o meu primeiro emprego e não tinha experiência nenhuma. E agora continua sendo meu único emprego, porém com diferentes papéis que pude desempenhar e com todo o conhecimento que adquiri até aqui.

Quantos anos são já?

Completando 16 anos em Setembro.

O que você diria para motivar ou inspirar quem está começando hoje?

Observar o crescimento da NDD ao longo destes anos é muito interessante, pois desde sempre é uma empresa de muitas oportunidades e desafios, já passei por alguns setores e papéis diferentes ao longo deste tempo. Então esteja preparado porque as oportunidades irão chegar até você. Os resultados vêm na medida de nossos esforços.

E lembrar que as situações vividas no dia-a-dia trazem aprendizado e nos ajudam a sermos sempre melhores. Até mesmo nossos erros podem ser transformados em algo positivo, se entendermos que eles são importantes para o nosso crescimento, para que possamos acertar na próxima vez.


Glauber – Quality Assurance Analyst NDD

Como foi pra você a oportunidade de estágio na NDD?

Foi uma oportunidade de mudar a minha vida e consegui ingressar na área de TI, pois ao ser chamado para estagiar na NDD precisei mudar de cidade para aprender novas tecnologias e ir mais além do que o didático que a faculdade fornece. 

Foi uma oportunidade de mudar a minha vida e consegui ingressar na área de TI, pois ao ser chamado para estagiar na NDD precisei mudar de cidade para aprender novas tecnologias e ir mais além do que o didático que a faculdade fornece. 

Imaginou chegar até aqui?  

Sim, sempre acreditei no potencial do nicho de mercado e nas oportunidades e desafios que fui ganhando ao longo do tempo dentro da NDD.  
 
Quantos anos são já?  

Já estou na NDD ha 13 anos e 7 meses. 
 
O que você diria para motivar ou inspirar quem está começando hoje?

Para quem está começando agora, eu falo que a persistência e não ter medo de errar tem que fazer parte do dia a dia, por mais que a jornada de estudar e trabalhar seja puxada e cansativa, pense em seus objetivos e no que quer alcançar daqui alguns anos, aproveite cada minuto com a experiencia de pessoas ao seu redor no ambiente de trabalho e encare os obstáculos sempre como uma forma de melhoria tirando sempre o lado bom de cada problema que vá surgindo no dia a dia. 


Julia – Assistente Administrativo

Como foi pra você a oportunidade de estágio na NDD?

Além de me dar a oportunidade de estágio, a NDD também foi meu primeiro emprego. Entrar para a NDD me mostrou as infinitas possibilidades e oportunidades que uma empresa oferece para sair da zona de conforto e perceber que “trabalhar na mesma coisa para sempre” não é verdade, além de eu poder colocar em prática algumas coisas que aprendi na faculdade enquanto estava no período de estágio. 

Imaginou chegar até aqui?  

Chegar na área de Gente & Gestão e participar de um time de Treinamento & Desenvolvimento é realmente tudo o que eu almejava como setor para se trabalhar. Sou muito feliz por ter chegado até aqui, mas o objetivo vai mais além, ainda faltam algumas capacitações para chegar onde eu sempre quis (e ainda quero) quando estava no estágio.  

Quantos anos são já?  

Já estou na NDD ha 3 anos e 4 meses. 

O que você diria para motivar ou inspirar quem está começando hoje? 

Para quem faz estágio e faculdade, tem dias que o cansaço bate com aquele turbilhão de matérias pra estudar, trabalhos da faculdade pra fazer, aulas pra acompanhar e organizar todas as demandas de trabalho e você só se pergunta se vai conseguir dar conta (as vezes dá até aquela vontade de desistir). Mas respira, porque no fim tudo dá certo. Com foco, dedicação, organização, e claro, cuidando da sua saúde mental, tudo flui melhor.  


Wagner – Product Owner NDD

Como foi pra você a oportunidade de estágio na NDD?

Assustador, mas muito empolgante… eu tinha 18 anos e mudei minha vida de cabeça pra baixo, saí do sitio onde morava com meus pais e vim pra cidade me virar por conta própria, trabalhar em um lugar onde todos da área sonhavam trabalhar, mas fazendo algo que eu não tinha a mínima noção de como fazer. Foi muito tenso e desafiador!

Imaginou chegar até aqui?

Jamais! eu entrei muito cru, sem experiência e muito ingênuo, tinha tanta dificuldade pra executar as atividades que no início, todos os dias eu vinha trabalhar tendo a certeza que ia ser mandado embora e meus colegas precisaram ter muita paciência e aos poucos fui aprendendo.

Depois de ter passado por vários setores da empresa, hoje posso dizer que me encontrei, pois, trabalho em uma área muito dinâmica onde cada dia preciso me superar e fazer algo diferente. Maior aprendizado é que não adianta culpar os outros por nossas frustrações, somos os únicos responsáveis por nosso destino.

Quantos anos são já?

14 anos.

O que você diria para motivar ou inspirar quem está começando hoje?

A única diferença entre as pessoas que alcançam sucesso e as que não alcançam é o poder de ação. Se alguém conseguiu, então você também consegue! A única diferença entre você e uma pessoa que atingiu o sucesso é que ela tomou as ações necessárias para se colocar no lugar onde está. Então aja, acertando ou errando, não importa, apenas faça! Se acertar, você teve o sucesso que almejou, e, se errar, você adquiriu experiência pra te ajudar a acertar da próxima vez.


Alexandre – Gerente de Melhoria Contínua

Como foi pra você a oportunidade de estágio na NDD?

Antigamente, na NDD, o processo de seleção de desenvolvedores ele não era aqui dentro. Era feito nas universidades, num curso de curta duração de 32 horas, e aí era um curso extracurricular. Os alunos tinham que pagar para fazer esse curso. Quem ministrava ele era o Rafael Sartorel, e aí quem se destacasse desse curso entrava pra NDD. A tecnologia que a gente usava na faculdade não era a que é trabalhada aqui na empresa. Então na minha turma foram selecionadas 3 pessoas, e eu fui uma delas. O curso foi em julho e aí em outubro de 2006 eu entrei na empresa.

Então comecei como desenvolvedor no início da vertical de documentos eletrônicos, a segunda vertical de negócio da empresa. Nós não tínhamos nenhum produto de documentos eletrônicos, o primeiro que a gente estava construindo era nota fiscal, era NF-e, e tinha que ser montado um time pra isso. E foi bem difícil no começo, a gente levou 1 ano e pouco mas conseguimos.

Imaginou chegar até aqui?

Não imaginei que ia ficar 14 anos na NDD. Estar aqui até agora, porque esse mercado é de muitas oportunidades e até tive outras oportunidades pra sair aqui de Lages, pra ir pra outras empresas, mas chegava no momento que a gente se acertava aqui com a empresa. Depois de desenvolvedor eu me tornei desenvolvedor que a gente chama de Full Stack, trabalhando com Back End, aprendi a trabalhar com desenvolvimento web. Depois comecei a liderar equipes, e veio a academia do programador e vários desafios, e tudo isso me fez ficar. E aí com base no desenvolvimento e criação do PI&D, e depois a transformação ágil, então cada vez é mais desafios. E eu sou um cara que se motiva com isso.

O que você diria para motivar ou inspirar quem está começando hoje? 

Aqui na NDD tem muita oportunidade. Então se você quer, se você pensa, se você tem essa ambição, se você quer crescer, você tem possibilidades aqui. Fato que tudo tem o seu tempo, mas aqui é uma empresa de oportunidades.

Hoje eu não gosto do que eu faço, eu amo o que eu faço. E o fato de trabalhar com as pessoas, ter os desafios, tanto ensinando quanto treinando, criando novas políticas, novos processos, novos produtos. Tenho um time muito bom. Entramos agora numa performance muito legal, e esse é um novo desafio pra mim, porque o meu foco, a minha ideia não era o desenvolvimento das pessoas, antes era muito técnico, então esse foi o motivo de vários aprendizados aqui. Então hoje o meu propósito é esse: ser um facilitador das equipes onde eu trabalho.


Que esses estágios se tornem as próximas contratações e também resultem em histórias inspiradoras!

2 Comentários

  1. Avatar
    Aline Borges Reply

    Gostaria muito de uma vaga de estágio para meu filho.
    Tem dois cursos aprendizagem de 800 horas cada um,feito no Senai.

Deixe-nos um comentário :)