Amanhã é o 256º dia do ano, coincidência ou não é comemorado o Dia do Programador. 256 é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits, por isso, é um número muito conhecido entre os programadores.

Se contarmos os dias no calendário, o 256º dia do ano cai no dia 13 de setembro (ou 12 de setembro em anos bissextos). Com isso amanhã é comemorado o dia programador, compartilhamos algumas curiosidades e fatos como esse que marcaram a data.

Parabenizamos todos os profissionais da área da programação que conduzem o avanço de novas tecnologias no mundo todo através do trabalho e dedicação.


O primeiro programador na verdade foi uma mulher

Ada Lovelace, uma matemática britânica, publicou em 1843 a descrição de um algoritmo a ser processado por uma das “Máquinas Analíticas” de Charles Babbage. O script desenvolvido por ela permitiria àquele computador rudimentar da época calcular valores de funções matemáticas. Por conta disso, Ada é conhecida até hoje como a primeira programadora da História.


O dia do programador é comemorado no 256° dia do ano

256 é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits, por isso, é um número muito conhecido entre os programadores. Se contarmos os dias no calendário, o 256º dia do ano cai no dia 13 de setembro (ou 12 de setembro em anos bissextos).


O dia do programador é feriado nacional na Rússia

O dia do programador é um feriado nacional na Rússia. Em 2002, Valentin Balt e Michael Chervyakov, funcionários da Parallel Technologies, uma empresa de software, recolheram assinaturas para que o governo reconhecesse o dia 13/09 como Dia Oficial do Programador e em 2009 o presidente Dmitry Medvedev oficializou a data.


O primeiro bug de computador foi causado por um inseto de verdade

O termo “bug”, que determina uma falha ainda não identificada na execução de um software, significa, em português, “inseto”. Pois foi justamente um inseto o que causou o primeiro bug registrado na História, em 1947, quando a marinheira Grace Hopper descobriu uma mariposa presa em meio às engrenagens de seu computador Harvard Mark II.


O primeiro jogo de computador foi criado em 1962

“Spacewar” foi o primeiro jogo digital criado por um programador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em 1962.

No jogo, feito para o “mini-computador” interativo PDP-1, dois jogadores controlavam as respectivas naves espaciais enquanto tentavam destruir um ao outro. Steve Russell, o criador do game, nunca patenteou o projeto, que levou mais de 200 horas para ser concluído por ele e seus amigos. De qualquer modo, “Spacewar” fez sucesso entre os alunos do MIT na época


Gostou dessas curiosidades? Continue acompanhando nossos conteúdos por aqui. Até a próxima!

Fontes:

Ada Lovelace
https://www.google.com.br/amp/s/amp.olhardigital.com.br/noticia/5-fatos-curiosos-que-todo-programador-precisa-conhecer/55621

256º Dia
https://www.tecnicon.com.br/blog/429-Curiosidade_por_que_o_Dia_do_Programador_e_comemorado_no_dia_13_de_setembro_
https://blog.certisign.com.br/6-curiosidades-sobre-o-dia-a-dia-do-programador/

Bug
https://www.google.com.br/amp/s/amp.olhardigital.com.br/noticia/5-fatos-curiosos-que-todo-programador-precisa-conhecer/55621

Spacewar
https://www.google.com.br/amp/s/www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/01/lista-reune-os-primeiros-jogos-lancados-no-mundo-de-spacewar-tank.amp

Deixe-nos um comentário :)