Saiba como você pode evitar os problemas fiscais na sua empresa com facilidade e assertividade

Não é de hoje que as empresas enfrentam problemas fiscais e dificuldades para atuar em conformidade com os ordenamentos tributários, federais e estaduais. Isso é, afinal, o resultado de processos complexos e que mudam constantemente. A consequência desses processos aparece, portanto, em recolhimentos indevidos de tributos e, frequentemente, a imposição de penalidades em Autos de Infração, gerando diversos tipos de adversidades.

Como destacamos no artigo anterior, que você pode ler aqui, a necessidade de inovação para contornar e adequar-se às obrigatoriedades fiscais é cada vez mais essencial. Para que as empresas tenham todo o apoio necessário nos desafios tributários, é importante a busca por soluções que facilitem o cotidiano delas da melhor maneira possível, afastando estes problemas.

Pensando, então, na facilitação dos processos, a NDD gerou uma parceria com a empresa Systax, especializada em inteligência fiscal, para apoiar as empresas nos desafios tributários com soluções que garantam processos melhores, riscos reduzidos e a economia tributária, unindo tecnologia e expertise do setor para que os erros sejam evitados na tributação das operações mercantis de todo o país.

O Validador Tributário de NF-e

Disponibilizado por meio da parceria, o Validador Tributário garante informações precisas, a fim de realizar a auditoria sobre as informações fiscais dos documentos transacionados, apontando incoerências ou problemas fiscais com agilidade e facilidade, reduzindo riscos e recolhimentos indevidos. A parceria entre a NDD e a Systax pode impactar diretamente nos resultados e na saúde fiscal de sua empresa.

Para te ajudar a entender ainda mais sobre os benefícios das informações asseguradas e como o Validador Tributário poderá ajudar seus processos, confira três das principais dúvidas sobre o tema, respondidas:

Como é feita a integração com o ERP?

Primeiramente é importante ressaltar que existem, hoje, mais de 600 ERPs diferentes no Brasil. Cada um deles possui, assim, sua modelagem e lógica de estrutura de dados. No momento da integração com o ERP, são feitos os ajustes nos dados, levando as informações para o respectivo modelo. Os ERPs são pensados principalmente para uma atualização manual, com mecanismos criados que facilitam o trabalho. A Systax possui APIs e mecanismos que são colocados à disposição, ou dos fabricantes de ERPs, ou das empresas especializadas para fazerem a ligação e buscar os dados. Aí, consequentemente, aplicar dentro da estrutura de cada sistema.

As regras e obrigatoriedades são atualizadas sempre? Os problemas fiscais da minha empresa se manterão afastados?

A Systax tem uma equipe responsável pelo acompanhamento do conteúdo ou gestão da base centralizada de informações. Esta equipe acompanha, então, diariamente, as novas legislações e os impactos que isso pode ter na base principal. O sistema então recalcula as bases de todos os clientes, combinando as características de operação individuais. Apesar da garantia de exatidão de 100% ser praticamente inviável, considerando interpretações diferentes de fornecedores e do próprio FISCO, o sistema possui uma exatidão de mais de 99%, seguramente. Em conclusão, é a dada a maior garantia possível.

É possível validar a NF-e antes da geração?

Sim, é possível, pois, para o processo de validação dos tributos, não faz diferença o momento, se é antes ou depois da autorização. Entretanto, o que é visto na prática, é que a maior parte das empresas possui uma operação que não pode parar e que muitas vezes, quem está no processo de emissão, tem um prazo exíguo. Neste sentido, não há tempo hábil para tratar as diferenças. Além disso, muitas vezes o operador do processo não é a pessoa autorizada a promover as possíveis alterações. A maior parte das empresas acaba, portanto, fazendo um modelo preventivo, olhando regras antes ou validando um pouco depois, ainda que haja mais trabalho para a correção do possível erro.

Assista ao nosso Webinar e assegure a saúde fiscal da sua empresa

Para entender ainda mais detalhes sobre o Validador Tributário de NF-e e como ele irá ajudar sua empresa, resolvendo os problemas fiscais da forma mais eficiente, preparamos um Webinar especial. Assista e confira clicando na imagem abaixo!

conheça a forma mais eficiente de resolver seus problemas fiscais

Deixe-nos um comentário :)