Portal Fiscal

SAP: otimize seus processos dentro do sistema

Sua empresa é usuária de SAP e faz a movimentação de Notas Fiscais Eletrônicas?

Seja DF-e, CT-e ou NFS-e, a automatização do processo de recebimento desses documentos no SAP pode gerar a redução de custos e o aumento na produtividade do seu negócio, evitando erros recorrentes como problemas de digitação, cálculos incertos de impostos e outros, mantendo, assim, tudo de acordo com a legislação e os modais. Para isso, existe uma solução moderna, vasta e experiente no mercado que, de maneira simplificada e direta, pode facilitar seus processos e evitar o risco de erros e complicações: a solução AR-DFE LKM.

É uma solução de automação do recebimento de Documentos Fiscais Eletrônicos, que facilita e flexibiliza os processos das empresas com os mais variados documentos. A solução vem sendo desenvolvida há mais de 10 anos, o que significa que o produto – que é instalado no SAP – passou por toda a evolução tecnológica do Governo Federal, ou seja: desde o layout 1.0 a solução foi implementada em um dos grandes players do mercado e atualmente vem automatizando os processos das mais diversas empresas. A AR-DFE é implementada dentro do SAP, onde as empresas e os usuários poderão processar tudo em uma única aplicação. O produto tem confiabilidade e o certificado oficial da SAP, passando por critérios rigorosos de validação da equipe da SAP Labs, tendo toda a qualidade da sua estrutura técnica garantida.

Como funciona o fluxo

Vamos imaginar que o AR-DFE já esteja implementado dentro do seu sistema: este addon possui três métodos de captação dos Documentos Fiscais para permitir que as empresas realizem a automação dos seus processos.

O primeiro método de captação é através do recebimento do arquivo eletrônico via e-mail, onde o emitente seja um fornecedor, transportador, prestador de serviço (no caso das NFS-e) ou até mesmo uma concessionária no caso de contas de água, luz, gás, boletos e faturas. Assim que ele emite, essas empresas possuem alguma funcionalidade para encaminhar o arquivo eletrônico em um e-mail, direcionando a área de compras para esses fornecedores. Usualmente, já recebem arquivos eletrônicos por e-mail. A ferramenta possui a integração com essa caixa de entrada e capta todos os documentos fiscais que foram encaminhados para esse e-mail.

O segundo método de captação já garante 100% da distribuição dos arquivos eletrônicos para o CNPJ: o webservice. Esse webservice funciona desde 2014 para a NF-e e CT-e. As Notas Fiscais de mercadorias e os fretes são distribuídos por meio de um serviço que a Sefaz disponibiliza para uma consulta. Portanto, existe um trabalho dentro do SAP que está sendo executado periodicamente, se comunicando com a Sefaz e trazendo os Documentos Fiscais para o sistema.

O terceiro método é o OCR. Ele é o leitor ótico de caracteres, o software que, através do mapeamento prévio de uma imagem, irá transformá-la em arquivo eletrônico. Existe todo um trabalho de mapeamento pela NDD que faz a transformação da imagem em arquivo eletrônico.

Como é o cenário atual

Existe hoje um projeto da NFS-e nacional, que visa unificar todos os diferentes layouts dos municípios do Brasil em um único, similar com o que já é feito com a Nota Fiscal Eletrônica. É um dos grandes desafios do Governo Federal. Atualmente, no entanto, o status mais recente do projeto é que 15 municípios estarão participando de seu piloto, o equivalente somente a 0,02% dos municípios de todo país.

Um estudo levantado pela LKM aponta que hoje existem mais de 800 padrões diferentes de layouts. Para lidar com tamanha variedade, é utilizada a tecnologia OCR para transformar o arquivo eletrônico em um layout unificado LKM/NDD, possibilitando a automação dos lançamentos no sistema e a extração de dados analíticos mais precisos. A solução captura os dados contidos nos documentos em papel por diversos meios e converte-os para o formato XML, integrando os arquivos em seu ERP.

Quer saber mais? Conheça o fluxo desse processo e todos os detalhes em um webinar especial

A NDD e a LKM prepararam um webinar voltado aos usuários do ERP SAP, onde são abordados, além de outros tópicos, a gestão de todos os documentos fiscais em uma única aplicação e a escrituração do Sped e do Reinf com maior segurança. Inscreva-se e confira agora!

SAP: automatize seus processos

Avatar

João Marcelino - Assessor de Marketing e Imprensa

João é Assessor de Marketing e Imprensa da NDD. Graduado em Jornalismo, sempre trabalhou na área. Na NDD, tem como funções a Assessoria de Imprensa e o Marketing de Conteúdo. Na vida pessoal é apaixonado por música, games e leituras diversas e acredita no poder transformador da comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *