nddPrint Gestão Eficiente do seu Outsourcing de Impressão

Natura investe em tecnologias para gestão de impressão, ganha mais sustentabilidade e retorno de investimento

Capa Youtube - Case Natura
A Natura, internacionalmente reconhecida por suas práticas de sustentabilidade, constatou que sua área de Tecnologia da Informação necessitava de um trabalho alinhado com essa estratégia da companhia, assim o outsourcing de impressão foi considerado essencial para o setor. “Não bastava atualizar o parque, ampliar os serviços e reduzir custos, pois isso é trivial, o benefício foi reconhecido desde o retorno de investimento até a redução de insumos“, declara Alan Amaral Lima, coordenador de TI da Natura.

Nesse sentido, o processo de outsourcing de impressão da empresa passou por três fases, sendo que a mais recente, em 2011, levou a TI a executar uma RFP (solicitação de proposta técnica/comercial) voltada não só para o serviço, mas para o Triple-Botton-Line (Tripé da Sustentabilidade). Assim a Natura abriu para o mercado que precisava de soluções que pudessem controlar o consumo e reduzir custos, neutralizar e compensar as emissões de CO2, além de destinar insumos e equipamentos, após o término da sua vida útil, para serem descartados de maneira adequada, possibilitando sua reciclagem e, finalmente, um parceiro com disposição para atuar no âmbito social em conjunto com a companhia. “Dessa forma, chegamos à NDD e à Servitécnica, que possuíam um combo de soluções que atendiam perfeitamente nossas expectativas. Após a implantação, essas soluções (n-Releaser e Global Partner) já apresentam grandes resultados”, conta o executivo.

Entre os principais resultados do projeto, Alan Lima destaca que o retorno do investimento foi de 100% do valor usado para realização do estudo de soluções e a redução de custo por página foi de 25%, falando de economia. Na área social, a capacitação dos fornecedores e a doação de equipamento de impressão para uma escola, além da contratação de quatro novos colaboradores, foram ganhos essenciais. Já em relação ao meio ambiente, a Natura deixou de consumir cerca 1.700.000 materiais, bens e serviços, reduziu o consumo de toner, fora isso, através do programa NDD Green Carbon foram plantadas 321 árvores, neutralizando as emissões de 10.963 Kg de CO2 e dos gases de efeito estufa.

Outros fatores positivos do projeto, citados por Alan, foi o aumento da produtividade, melhoria do nível e qualidade do SLA, mais eficiência com tecnologia de ponta certificada e reconhecida, atendimento em menor tempo (monitoração através do Global Partner), disponibilidade de recursos e serviços.

O projeto de outsourcing de impressão, batizado de “Papyrus”, encontrou nas duas empresas uma proposta que agregava valor ao processo de impressão, por meio da implantação das soluções n-Releaser e Global Partner, e da neutralização das emissões de gases do efeito estufa, incluindo o programa “Green Carbon” da NDD. “Outro fator essencial foi a padronização e unificação dos serviços de impressão e cópias em todas as unidades da Natura, tornando o consumo dos nossos colaboradores ainda mais eficiente, com aplicação dos conceitos de eco-eficiência alinhados aos valores, objetivos e processos da companhia”, explica Alan.

Nesse sentido, antes de iniciar o processo de outsourcing de impressão, Alan Lima e sua equipe visitaram a sede da NDD e também conheceram o NDD Green Carbon. Criado para agir diretamente na neutralização das ações poluentes provocadas pelo homem na natureza, o Programa prevê o plantio de árvores numa área de área de mais de 1300 hectares em Lages, administrada por uma equipe da NDD. O plantio pode ser acompanhado pelo site www.nddgreencarbon.com e os parceiros do projeto recebem o “Selo Verde”, que certifica e garante esse plantio.

Para a Natura, num período de 36 meses, a previsão é que sejam plantadas 7.200 árvores, sendo 200 por mês, da espécie Taeda.

Entre os objetivos do projeto, além da implantação de um novo modelo de outsourcing, a solução promoveu acessibilidade, mobilidade, controle, segurança e, acima de tudo, a redução de custos, desperdício e geração de resíduos.

Ainda dentro dos resultados, com a padronização dos serviços de impressão e cópias, o projeto, implantado em julho de 2011, alcançou as unidades regionais, centros de distribuição e fábricas espalhadas por todo o país, totalizando mais de 20 espaços Natura. Segundo Adriano Machado da Silva, gerente de TI e Soluções da Servitécnica, a gestão do projeto, através do Global Partner da NDD, trouxe mais agilidade e transparência para o processo.

Cerca de 15 profissionais da NDD e Servitécnica participaram do projeto, assim como dois da Natura, com apoio e integração das áreas de TI, jurídica, PMO, contratos, suprimentos, sustentabilidade, voluntariado, financeiro, RH, ouvidoria, gerência de espaços e comunicação. “Escolhemos as soluções da NDD e Servitécnica não só porque possuem ótimas ferramentas, mas por usarem a sustentabilidade como forma de inovação, o que agrega valor aos seus produtos e serviços”, afirma Alan Lima.

 

Saiba mais sobre a solução de n-Release, Global Partner e o programa Green Carbon da NDD:  nddPrintNDD Green Carbon

NDD

A NDD é uma empresa de soluções de alta tecnologia e concentra os seus negócios em três frentes: Outsourcing de Impressão, Documentação Eletrônica e gerenciamento de frete. Há 14 anos no mercado nacional, com sede em Lages, Santa Catarina, é reconhecida como a maior empresa de softwares de impressão da América Latina. www.ndd.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *