nddPrint Gestão Eficiente do seu Outsourcing de Impressão

Natura investe em tecnologias para gestão de impressão, ganha mais sustentabilidade e retorno de investimento

NaturaA Natura, internacionalmente reconhecida por suas práticas de sustentabilidade, constatou que sua área de Tecnologia da Informação necessitava de um trabalho alinhado com essa estratégia da companhia, assim o outsourcing de impressão foi considerado essencial para o setor. “Não bastava atualizar o parque, ampliar os serviços e reduzir custos, pois isso é trivial, o benefício foi reconhecido desde o retorno de investimento até a redução de insumos“, declara Alan Amaral Lima, coordenador de TI da Natura.

Nesse sentido, o processo de outsourcing de impressão da empresa passou por três fases, sendo que a mais recente, em 2011, levou a TI a executar uma RFP (solicitação de proposta técnica/comercial) voltada não só para o serviço, mas para o Triple-Botton-Line (Tripé da Sustentabilidade). Assim a Natura abriu para o mercado que precisava de soluções que pudessem controlar o consumo e reduzir custos, neutralizar e compensar as emissões de CO2, além de destinar insumos e equipamentos, após o término da sua vida útil, para serem descartados de maneira adequada, possibilitando sua reciclagem e, finalmente, um parceiro com disposição para atuar no âmbito social em conjunto com a companhia. “Dessa forma, chegamos à NDDigital e à Servitécnica, que possuíam um combo de soluções que atendiam perfeitamente nossas expectativas. Após a implantação, essas soluções (n-Releaser e Global Partner) já apresentam grandes resultados”, conta o executivo.

Entre os principais resultados do projeto, Alan Lima destaca que o retorno do investimento foi de 100% do valor usado para realização do estudo de soluções e a redução de custo por página foi de 25%, falando de economia. Na área social, a capacitação dos fornecedores e a doação de equipamento de impressão para uma escola, além da contratação de quatro novos colaboradores, foram ganhos essenciais. Já em relação ao meio ambiente, a Natura deixou de consumir cerca 1.700.000 materiais, bens e serviços, reduziu o consumo de toner, fora isso, através do programa NDD Green Carbon foram plantadas 321 árvores, neutralizando as emissões de 10.963 Kg de CO2 e dos gases de efeito estufa.

Outros fatores positivos do projeto, citados por Alan, foi o aumento da produtividade, melhoria do nível e qualidade do SLA, mais eficiência com tecnologia de ponta certificada e reconhecida, atendimento em menor tempo (monitoração através do Global Partner), disponibilidade de recursos e serviços.

O projeto de outsourcing de impressão, batizado de “Papyrus”, encontrou nas duas empresas uma proposta que agregava valor ao processo de impressão, por meio da implantação das soluções n-Releaser e Global Partner, e da neutralização das emissões de gases do efeito estufa, incluindo o programa “Green Carbon” da NDDigital. “Outro fator essencial foi a padronização e unificação dos serviços de impressão e cópias em todas as unidades da Natura, tornando o consumo dos nossos colaboradores ainda mais eficiente, com aplicação dos conceitos de eco-eficiência alinhados aos valores, objetivos e processos da companhia”, explica Alan.

Nesse sentido, antes de iniciar o processo de outsourcing de impressão, Alan Lima e sua equipe visitaram a sede da NDDigital e também conheceram o NDD Green Carbon. Criado para agir diretamente na neutralização das ações poluentes provocadas pelo homem na natureza, o Programa prevê o plantio de árvores numa área de área de mais de 1300 hectares em Lages, administrada por uma equipe da NDDigital. O plantio pode ser acompanhado pelo site www.nddgreencarbon.com e os parceiros do projeto recebem o “Selo Verde”, que certifica e garante esse plantio.

Para a Natura, num período de 36 meses, a previsão é que sejam plantadas 7.200 árvores, sendo 200 por mês, da espécie Taeda.

Entre os objetivos do projeto, além da implantação de um novo modelo de outsourcing, a solução promoveu acessibilidade, mobilidade, controle, segurança e, acima de tudo, a redução de custos, desperdício e geração de resíduos.

Ainda dentro dos resultados, com a padronização dos serviços de impressão e cópias, o projeto, implantado em julho de 2011, alcançou as unidades regionais, centros de distribuição e fábricas espalhadas por todo o país, totalizando mais de 20 espaços Natura. Segundo Adriano Machado da Silva, gerente de TI e Soluções da Servitécnica, a gestão do projeto, através do Global Partner da NDDigital, trouxe mais agilidade e transparência para o processo.

Cerca de 15 profissionais da NDDigital e Servitécnica participaram do projeto, assim como dois da Natura, com apoio e integração das áreas de TI, jurídica, PMO, contratos, suprimentos, sustentabilidade, voluntariado, financeiro, RH, ouvidoria, gerência de espaços e comunicação. “Escolhemos as soluções da NDDigital e Servitécnica não só porque possuem ótimas ferramentas, mas por usarem a sustentabilidade como forma de inovação, o que agrega valor aos seus produtos e serviços”, afirma Alan Lima.

 

Saiba mais sobre a solução de n-Release, Global Partner e o programa Green Carbon da NDD:  nddPrintNDDigital Green Carbon

NDD

A NDD é uma empresa de soluções de alta tecnologia e concentra os seus negócios em três frentes: Outsourcing de Impressão, Documentação Eletrônica e gerenciamento de frete. Há 13 anos no mercado nacional, com sede em Lages, Santa Catarina, é reconhecida como a maior empresa de softwares de impressão da América Latina. www.ndd.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *