nddConnect - Software emissor de NFC-e

Ipiranga otimiza administração e manutenção de documentos eletrônicos com soluções de NF-e e CT-e da NDD

Capa Youtube - Case Ipiranga
As soluções agregaram funcionalidades ao negócio como um todo com maior controle, monitoramento e arquitetura integrada ao sistema financeiro da companhia.

Em 2010, o projeto de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) já apresentava a maturidade necessária para ser implantado e a TI do Ipiranga, que pertence ao Grupo Ultra, foi atrás de soluções no mercado, tendo como um dos principais desafios o layout, a integração com os demais sistemas da companhia, suporte e upgrade. Após pesquisa de fornecedores e abertura de uma concorrência em que foram selecionadas seis empresas e, dessas, duas chegaram ao final, o Grupo escolheu a NDD, pois, de acordo com o coordenador de sistemas administrativos da Ipiranga Produto de Petróleo, Alexandre Rocha Santos, a solução da empresa, o NDD CT-e, funcionou na primeira tentativa, com segurança, tempo de resposta adequado e uma base centralizada de CT-e, o que ocorreu no final do primeiro semestre de 2011. Além disso, os upgrades necessários aconteceram em apenas uma semana e meia.

Entre as principais vantagens do NDD CT-e, Alexandre destaca que a arquitetura da solução faz a comunicação com o sistema financeiro do Ipiranga, além de atender às exigências de homologação e parametrização da companhia. “Com a solução de Conhecimento de Transporte Eletrônico da NDD, obtivemos ganhos na administração, manutenção, controle e monitoramento dos documentos eletrônicos, com funcionalidades que agregaram ao negócio e abriram possibilidades para o futuro, com o uso escalonável do produto”, afirma o executivo. Ele conta que a instalação foi simples e sem incidentes, tendo como cenário a necessidade de se antecipar à obrigatoriedade da lei.

Outros resultados essenciais para o sucesso do projeto, listados por Alexandre, foi que a solução de CT-e possibilita a interação total com os XML via WebService, e dos DANFEs a partir de um portal de uso exclusivo dos clientes Ipiranga e, também, o gerenciamento do aplicativo com serviços ampliados de monitoramento, a limpeza automática de dados não utilizados e, ainda, uma melhor interface para correção de erros dos documentos com facilidade, o que deu mais qualidade e agilidade à Central de Atendimento.

Com o sucesso da experiência com a NDD na implantação do CT-e, a Ipiranga passou a considerar a possibilidade de substituir a sua solução de Nota Fiscal Eletrônica pela NDD NF-e, a fim de minimizar os problemas com suporte, upgrade, entre outros. Isso aconteceu pouco tempo depois, com a integração dos sistemas via WebService e ganhos efetivos para a companhia: “com a adoção da NF-e da NDD, unificamos nosso banco de dados (antes eram dois servidores de banco de dados e dois de aplicações), a monitoração dos sistemas e os upgrades se tornaram mais ágeis e houve economia de equipe e para obtenção de licenças”, explica Alexandre Rocha Santos.

Entre outros fatores que levaram à decisão de adotar a NDD NF-e, contou muito o fato da solução ter mensagem mais detalhadas sobre o preenchimento dos documentos eletrônicos e permitir correções com rapidez e simplicidade. Em termos de infraestrutura de TI, a Ipiranga hoje tem um consumo menor do banco de dados e limpeza mais rápida e automática dos mesmos, upgrade mais ágil e administração centralizada dos sistemas.

Com um volume estimado de 200 mil notas por mês e cerca de 40 mil Conhecimentos de Transporte Eletrônico, Alexandre declara que as soluções da NDD abriram novos horizontes para a TI da companhia, com ganhos concretos e potencial para agregar real valor ao negócio.

Como próximo projeto, a Ipiranga passará a utilizar a solução XML Capture, ferramenta que realiza a validação dos documentos fiscais na chegada das mercadorias e confronta se o documento físico possui um XML já armazenado pela companhia. Caso não possua, gera ações e relatórios para apoiar na busca desse XML com os fornecedores, garantindo que a Ipiranga tenha todos os arquivos de mercadorias recepcionadas, eximindo-se de prejuízos fiscais.

Saiba mais sobre a solução de Conhecimento de Transporte Eletrônico e de Nota Fiscal Eletrônica da NDD:nddConnectnddConnect

Avatar

NDD

A NDD é uma empresa de soluções de alta tecnologia e concentra os seus negócios em três frentes: Outsourcing de Impressão, Documentação Eletrônica e gerenciamento de frete. Há 14 anos no mercado nacional, com sede em Lages, Santa Catarina, é reconhecida como a maior empresa de softwares de impressão da América Latina. www.ndd.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *