É possível resolver obrigatoriedades de forma inovadora? Sim. E já que estamos falando de leis e obrigações que não podem ser deixadas de lado, é necessário também falarmos sobre as possibilidades de resolvê-las da melhor forma.

Conheça a verdadeiro papel das soluções de documentos eletrônicos!

O dia a dia das empresas com suas obrigatoriedades fiscais

As empresas lidam diariamente com os processos fiscais necessários a serem cumpridos para que se mantenham de acordo com o FISCO e com o Governo, processos que atuam principalmente para que tudo seja cumprido dentro da lei. Todas as obrigações fiscais variam de acordo com um determinado regime tributário.

É muito importante emitir e transacionar corretamente todas essas documentações, para evitar obrigações adicionais ou o pagamento indevido de tributos e/ou multas.

Como lidar com as obrigatoriedades de forma inovadora?

A burocracia está muito presente no cotidiano das obrigatoriedades fiscais das empresas, ainda mais quando os processos seguem linhas tradicionais e padrões engessados. Todo esse cenário “antigo” causa desgaste nos profissionais contábeis, fiscais e dos setores responsáveis, e isso acaba impactando negativamente na produtividade da empresa. Além do recurso pessoal prejudicado, os erros começam a se destacar, pois as refações de trabalho aumentam quando os processos mais delicados – como é a questão das obrigatoriedades fiscais – continuam insistindo em métodos ultrapassados.

Necessidade de inovar versus Medo do prejuízo

Um exemplo claro na realidade dos processos fiscais: processos manuais são onerosos, mais suscetíveis a erros drásticos e não oferecem nenhuma segurança de dados e garantias de efetividade. Mesmo assim, algumas empresas insistem em não investir em soluções tecnológicas e que realizem esses processos de forma automatizada e segura.

É compreensível o receio de muitas empresas. Pois esses processos contêm informações valiosas e a perda delas, ou interrupção no oferecimento de uma obrigatoriedade (como a emissão de notas fiscais, por exemplo) podem causar transtornos e prejuízos. Pensando nisso, conseguimos entender por que é tão importante encontrar soluções confiáveis que ofereçam implantações seguras e funcionamentos práticos, que evitem atrasos, erros e economizem tempo.

Soluções que realmente resolvem

Conheça como algumas soluções eficientes funcionam e podem tornar os processos fiscais realmente seguros:

Solução NFS-e de Entrada ideal para escrituração fiscal

Conta com um layout simples e mais objetivo, que atende sua operação por completo. Cada vez mais, as Obrigações Acessórias exigem notoriedade e detalhamento sobre as finanças, impostos e principalmente, arrecadação de seus Contribuintes. Por isso, a Emissão de Notas de Serviço tem se tornado cada vez mais forte no mercado. Por que escolher a solução NDD de NFS-e:

  • Sistema leve e flexível, disponível para rodar na Nuvem NDD ou no seu ambiente;
  • Solução preparada para alto volume de processamento, garantindo eficiência para sua operação!
  • Processo de Contingência – impressão instantânea da RPS;
  • Ao seu tempo: seja no documento em individual, ou no processamento em lote, o sistema garante a emissão e o retorno de cada documento enviado;
  • Desenhado para sua necessidade: Layout Único Incremental garante mais eficácia, precisão e principalmente, economia para sua operação;
  • Monitor de acompanhamento dos processos de emissão, com a visão on-line de todos os documentos da operação;
  • Guarda fiscal garantida pelo prazo legal 5 anos mais o ano de vigência, com integração cópia do XML oficial da prefeitura.

nddConnect – Agilidade nos processos e segurança nas informações fiscais

Mensageria preparada para atender a grandes volumes de transações é algo essencial quando lembramos que as legalidades e obrigatoriedades continuam em vigência – independente das melhorias tecnológicas dentro dos supermercados. É preciso então contar com um produto que está no mercado focado em agilizar processos de documentação eletrônica. Pontos de atenção:

  • Monitoramento: visualização em tempo real da entrada dos documentos destinados à empresa.
  • Integração: maneiras flexíveis e adaptáveis de integração com o ERP;
  • Armazenamento: guarda eletrônica dos arquivos fiscais conforme prevê a legislação;
  • Controle de recepção física: sabe aquele documento esquecido na gaveta? Ou então aquela mercadoria que foi recebida com avaria, mas ninguém avisou? Ou aquela entrega com atraso? Qualquer problema na recepção física pode ser informatizado e notificado às áreas afins;
  • Impressão: automatização da impressão e a sequência de múltiplos documentos. Possibilidade de eliminar operações manuais;
  • Registro de passagem: do nascimento do documento fiscal (emitido pelo fornecedor) até a escrituração dele no ERP. Possibilidade de autoria para que não haja mais preocupações;
  • Sua empresa, suas regras: possibilidade de controlar todo o processo de recepção dos documentos emitidos contra a empresa de forma intuitiva, com a facilidade de integrar regras de negócio para gestão de Alertas e Incidentes. Sempre que algo não estiver de acordo, receber avisos com o tempo hábil para que a empresa não seja prejudicada;
  • Indicadores e resultados: otimizar processos exige preparação, a análise prévia de todos os números de sua operação. Quantos documentos emitidos e cancelados posteriormente foram feitos no último período? Você tem ciência de todos os documentos emitidos contra a empresa? Se tem ciência, está de acordo com essa operação?

O propósito do nddConnect é tornar o processo de documentos fiscais algo prático, conectando-se a áreas afins, mostrando que a gestão pode ser otimizada e com custos reduzidos.


Marina Severo - Analista de Marketing
Author

Especialista em Conteúdo Digital

Deixe-nos um comentário :)