agenda-de-obrigaçoes-fiscais

Conquistar o mercado com um bom produto ou serviço não é o único passo a ser dado por empresas que pretendem prosperar e se consolidar. É preciso contar com bases sólidas e, para isso, é fundamental realizar uma boa gestão contábil e financeira.

Muitos empreendedores têm conhecimento de que o Brasil é um dos países que conta com uma extensa lista de obrigações fiscais. No entanto, poucos têm a dimensão do que isso significa no dia a dia de uma empresa e quais ferramentas podem ser utilizadas a fim de se promover uma gestão inteligente e sustentável.

Para evitar a aplicação de pesadas sanções, uma empresa precisa ter conhecimento de suas obrigações fiscais e um calendário bem organizado para não permitir que multas e outras penalidades acabem onerando ainda mais o orçamento. No post de hoje, apresentamos uma ferramenta que pode transformar a administração das obrigações tributárias da sua empresa. Ficou interessado? Acompanhe.

As obrigações fiscais em números

Quando tratamos apenas do cenário tributário, uma empresa no Brasil pode estar obrigada a recolher até 59 tributos, compreendidos entre impostos, taxas, tarifas e contribuições. Além disso, cerca de 93 obrigações acessórias também devem ser cumpridas pelas empresas.

Fora os tributos, uma empresa também arca com obrigações de natureza previdenciária e trabalhista. Portanto, para administrar de forma eficiente tantas especificidades, ela deve contar com um sistema de gestão organizado e capaz de evitar que os prazos sejam perdidos.

Por que ter uma agenda de obrigações fiscais?

Devido ao grande número de obrigações fiscais as quais uma empresa está sujeita, o ideal é realizar o controle de forma sistêmica, para que o cumprimento das mesmas seja feito no prazo e, assim, se evite falhas nas entregas.

Contar com uma agenda de obrigações fiscais é uma boa alternativa, já que todas as elas ficam centralizadas, facilitando a organização. Hoje já é possível contar com softwares e aplicativos que automatizam este processo, possibilitando que o usuário seja notificado de forma eletrônica e evitando que as obrigações deixem de ser cumpridas.

Por meio do cadastro do CNPJ, o software já consegue identificar de forma automática todas as obrigações relacionadas à empresa, vinculando cada uma delas à agenda do usuário, sem a necessidade de nenhuma configuração por parte do setor fiscal. A agenda também notifica de forma antecipada e permite o armazenamento de um arquivo digital que pode ser acessado sempre que necessário, fazendo com que os documentos relativos a cada uma das obrigações também fiquem organizados dentro da agenda.

Com uma agenda de obrigações fiscais a empresa tem todos os elementos que precisa para fazer uma gestão contábil e fiscal eficiente, e sem ser surpreendida por sanções decorrentes de atrasos. Isso impacta de forma significativa o orçamento da empresa, fazendo com que esse tipo de implementação seja um ótimo investimento.

Você já pensou em utilizar uma agenda de obrigações fiscais para facilitar o dia a dia da sua empresa? Tem dúvidas sobre como ela pode impactar positivamente no orçamento da sua empresa? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe sua experiência conosco!

Avatar
Author

A vertical de negócios nddConnect provém de soluções para a gestão de documentação fiscal eletrônica, as quais atendem o processo de compras, vendas, logística e transporte. Com tecnologia inovadora, oferece a auditoria de obrigações federais, estaduais e municipais, além de alertas por meios do Portal Agenda de Obrigações Fiscais. www.nddconnect.com.br

2 Comentários

  1. Avatar

    Preciso de uma cotação de um calendário fiscal para 95 CNPJ

Deixe-nos um comentário :)