nddConnect - Software emissor de NFC-e

Check list eSocial: sua empresa está preparada?

esocial-sua-empresa-esta-preparada

O eSocial tem como objetivo unificar o envio de informações relacionadas aos trabalhadores das empresas. Dessa forma, facilita o cruzamento de dados, diminuindo casos de sonegação fiscal e auxilia as companhias no cumprimento da legislação, o que torna os processos envolvendo a gestão menos custosos e mais eficientes.

Check list

Em linhas gerais, a implantação do eSocial permite que o departamento de Recursos Humanos (RH) envie todas as informações relevantes para RAIS, CAGED, GFIP, etc. Para evitar erros, veja quais pontos não podem ser esquecidos durante o cotidiano da empresa:

Apresente a importância do eSocial

É necessário que todos os envolvidos estejam cientes das suas responsabilidades. Por isso é indispensável aprender o conceito e as determinações do eSocial para capacitar os profissionais. Apresente a eles a sua complexidade e como ele afetará o cotidiano da companhia.

Defina o líder

Quando um profissional assume a frente do projeto pressupõe que ele tenha o domínio das informações relacionadas ao tema. Os responsáveis precisam compreender bem a abordagem do assunto, ter certa autonomia e liberdade para distribuir de forma adequada as responsabilidades e reportar à alta direção.

Alteração Salarial

As informações devem ser enviadas no dia seguinte à mudança salarial.

Alinhe o processo com terceiros

Processos com terceiros também devem ser informados. Daí a importância de manter o controle das informações das empresas terceirizadas com as quais possui contrato. O ideal é ajustar os processos ao parceiro.

Identifique e mapeie os sistemas da empresa

É importante avaliar as integrações necessárias, uma vez que elas irão garantir a entrega de informações com qualidade.

Atualize os cadastros dos funcionários

Informações desatualizadas podem gerar infortúnios que ninguém quer. Por essa razão é indispensável verificar os cadastros de funcionários para analisar se estão desatualizados.

Repense os processos no formato digital

Basicamente, o caminho é registrar os fatos quando eles ocorrerem, integrando as áreas e os processos de negócios. Nesse contexto vale estabelecer prazos, criar parâmetros de sistemas e fazer cálculos retroativos para se adequar aos padrões estabelecidos pelo eSocial.

Foco na governança

Em linhas gerais é válido antecipar os problemas, avaliar inconsistências e checar todas as informações para estabelecer ações contínuas de aperfeiçoamento.

Atente-se aos prazos

Os profissionais de RH terão de fazer algumas atividades chamadas de reports para o sistema do E-Social. Depois de enviadas, as informações serão validadas pela Receita Federal, que irá emitir o protocolo que atesta o seu recebimento. Não há um prazo determinado para o envio das informações, que variam conforme o assunto. Veja os principais:

Folha de pagamento

O envio deve ser feito todo o dia 07 do mês seguinte.

Admissões ou demissões

Devem ser informadas imediatamente quando acontecerem. Há, nesse caso, a obrigatoriedade do arquivo ser enviado antes das admissões e demissões.

Jornada de trabalho e alterações de horários

Devem ser informadas conforme ocorram alterações de horários, mesmo para aqueles trabalhadores isentos de marcação de ponto.

A importância do profissional de RH

O eSocial está integrado com o sistema da Receita Federal, o que exige profissionalismo e mais responsabilidade do profissional de RH. É ele quem irá verificar a veracidade e consistência dos dados no registro do programa de folha de pagamento, entre outras atribuições importantes e, por isso, atenção é o mínimo que se espera desse profissional.

Gostou do post e quer saber mais sobre esse e outros temas importantes? Não deixe de acompanhar outras postagens e comente o que achou.

NDD

A NDD é uma empresa de soluções de alta tecnologia e concentra os seus negócios em três frentes: Outsourcing de Impressão, Documentação Eletrônica e gerenciamento de frete. Há 13 anos no mercado nacional, com sede em Lages, Santa Catarina, é reconhecida como a maior empresa de softwares de impressão da América Latina. www.ndd.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *