nddConnect - Pagamento Eletrônico de Frete

5 questões que você precisa saber sobre CIOT e PEF

questoes-sobre-ciot-pef

Sabemos que os documentos fiscais eletrônicos são um mundo novo. Por isso, no post de hoje, preparamos 5 questões que você precisa saber sobre CIOT e PEF. Vamos lá?

O que é CIOT?

Com o fim da carta-frete emitido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres com a Resolução nº 3.658 de 19 de abril de 2011, surgiu o CIOT, que é o Código Identificador da Operação de Transporte. Ele é, basicamente, o a numeração contida em cada contrato de frente, sendo autenticada pela ANTT via internet. Além disso, ela deve contar no Contrato de Frete e no CT-e, em caso de subcontrato.

Para gerar o CIOT, é necessário que o contratante envie os seus dados e os dados do caminhoneiro, além do valor do frete, informações de pagamento, destino e origem. Todas essas informações devem ser enviadas de forma eletrônica para a ANTT para então receber o número de protocolo, que é o CIOT.

Como gerar o CIOT?

Essa geração do CIOT pode ser feita de algumas formas. Como, por exemplo:

  • De forma gratuita e automática. Para isso, é necessário integrar seu Software de Gestão de Transportes com uma Administração de Meio Eletrônico de Pagamento de Frete (PEF), que seja homologada pela ANTT. Esse tipo de geração otimiza o trabalho, pois os dados contidos no contato de frete são transmitidos automaticamente sem necessidade de digitar tudo novamente. Por isso o software é uma ótima opção, como o nddCargo.

  • De forma gratuita, mas manual. Neste tipo de geração será necessário acessar o site PEF e digitar todos os dados diretamente no sistema.

Webinar Saiba como a ANTT está fiscalizando as transportadoras eletronicamente

O que é o PEF?

Em linhas gerais, é o pagamento referente aos valores de frete ao terceiro devido aos serviços prestados por empresas homologadas pela ANTT, que são denominadas. “Administradoras de Meio Eletrônico de Pagamento de Frete”.

É preciso gerar o CIOT para todas as operações de transporte?

Sempre que o contratante estiver contratando um Transportador Autônomo de Cargas ou Cooperativas e Empresas que possuem até 3 veículos em sua frota registrados no RNTRC é necessário gerar o CIOT e efetuar o pagamento dos valores de frete através de depósito em conta ou meio de pagamento homologado pela ANTT.

Como a Carta-frete está proibida, quais os meios de pagamentos existentes e permitidos pela nova legislação?

Os pagamentos podem ser feitos por depósito em conta ou pelo PEF através de uma Administradora homologada pela ANTT.

A solução nddCargo

Nós oferecemos uma solução para você que precisa utilizar o CIOT e o PEF, que é uma solução para gestão de pagamento eletrônico de frete, coleta e triagem de documentos, aliada a um cartão com múltiplas funções e bandeira VISA. É a nddCargo.

Com essa solução você pode pagar fretes aos caminhoneiros autônomos dentro da regulamentação da ANTT. Isso porque o nddCargo conta com a geração e guarda eletrônica de todas as informações pertinentes a ANTT, assim como o CIOT (Código de Identificação da Operação de Transporte).

Além disso, a nddCargo possui algumas outras vantagens, como:

  • Liberdade para escolha do banco

  • Integração mais rápida do mercado

  • Flexibilidade nas regras de pagamento

  • Ampla rede de Postos Credenciados

  • Confirmação eletrônica

  • Serviços adicionais

  • Roteirizador e Vale-Pedágio

É importante destacar que a operação de pagamento de frete possui origem em diversos documentos fiscais, como a NF-e, CT-e e MDF-e. E, com a solução nddCargo você pode ter acesso a uma suíte de soluções que atendem a mais de 2 mil clientes e processam mais de 30 milhões de transações mensalmente.

Quer conhecer melhor a nossa solução nddCargo? Entre em contato conosco!

NDD

A NDD é uma empresa de soluções de alta tecnologia e concentra os seus negócios em três frentes: Outsourcing de Impressão, Documentação Eletrônica e gerenciamento de frete. Há 14 anos no mercado nacional, com sede em Lages, Santa Catarina, é reconhecida como a maior empresa de softwares de impressão da América Latina. www.ndd.com.br

Um Comentário

    • Alcindo
    • 06/06/2018

    Preciso saber informações sobre ciot

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *