Projeto Escola de Leoas leva o esporte para a comunidade

Leoazinhas

pequenos grandes talentos que somam às Leoas: Ísis, Ana Morganti, Jaque, Mary, Clara, Laura, Isa, Nati e Giovana

Objetivo é movimentar jovens e promover a inclusão social. NDD é apoiadora do Leoas da Serra

Chamadas de Leoazinhas, cerca de 400 participantes integram, hoje, o projeto Escola de Leoas, totalmente gratuito e espalhado pelos bairros da cidade de Lages em dez polos. Ele tem a importante missão de levar o futsal feminino à comunidade, divulgando e disseminando a modalidade e estimulando a prática social e esportiva desde seu início.

No dia 31, domingo, um grupo de participantes realizou um amistoso envolvendo, além das lageanas, integrantes de São Paulo e Florianópolis, que vieram até Lages visitar a cidade e o Leoas. O objetivo a longo prazo é abrir o projeto para outros lugares do país, unindo o futsal feminino através das crianças.

A ideia do Leoas da Serra e do projeto Escola de Leoas, de acordo com Maurício Neves de Jesus, Gestor Esportivo do time, é que aconteçam sempre em conjunto. Na sua visão, o projeto traz o que há de mais importante nas práticas esportivas. “Acho que hoje no esporte nós temos uma inversão de valores, super salários e atletas muito afastados da realidade do cidadão comum. No futsal feminino a gente tem a oportunidade de fazer com que atletas de ponta, campeãs do mundo, no nosso caso a Amandinha e a Diana, estejam tão próximas da cidade a ponto de serem elas próprias as monitoras das escolinhas”, explica. Isso faz com que as atletas, para ele, nunca percam de vista o essencial no esporte. “A transformação, a educação, a inserção social e o empoderamento feminino”.

A notoriedade e a excelência do time de alto rendimento das Leoas acabam fazendo com que ele sirva de espelho para as novas gerações. “É um chamariz para as meninas virem para o projeto e mesmo que não se tornem atletas terão noções de disciplina e respeito ao adversário, ao que é contrário, de saber que o outro e a diferença são essenciais para a vida. Naturalmente não existe sociedade sem diferença e o respeito à diferença e a disciplina são os principais valores que podemos passar no esporte”, relata.

Dos dez polos do projeto, oito são escolinhas com fins educativos e recreativos e dois são voltados para o treinamento e aperfeiçoamento visando a profissionalização.

O time Leoas da Serra nasceu de um projeto experimental com o Inter de Lages no ano de 2013, quando Mauricio criou o Inter de Lages Futsal Feminino. Em 2015 foi fundada, então, a Associação Leoas da Serra. Hoje, o projeto é o grande nome do futsal em Lages e representa a cidade a nível nacional e internacional dentro do esporte. No mês de junho, as Leoas da Serra embarcam para Madrid, Espanha para disputar o inédito Intercontinental contra o Atlético Navalcarnero de Madrid, campeão da Europa, o que pode ser o maior título já conquistado pelo clube. Será o primeiro confronto intercontinental entre as campeãs da América do Sul e da Europa no futsal feminino.

A NDD é apoiadora do Leoas da Serra.

Avatar

João Marcelino - Assessor de Marketing e Imprensa

João é Assessor de Marketing e Imprensa da NDD. Graduado em Jornalismo, sempre trabalhou na área. Na NDD, tem como funções a Assessoria de Imprensa e o Marketing de Conteúdo. Na vida pessoal é apaixonado por música, games e leituras diversas e acredita no poder transformador da comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *