nddGreen Carbon - Plantio de Árvores

Por que a sua empresa deve ser sustentável?

Sustentabilidade é um dos temais mais falados atualmente, principalmente no meio empresarial. Empresas de diversos segmentos têm implementado o conceito de sustentabilidade sobre a sua marca e feito questão de expor à sociedade a sua forma de trabalhar. Mas afinal, você sabe o que significa ser uma empresa sustentável?

O que é Sustentabilidade Empresarial?

De forma simples e resumida, sustentabilidade empresarial é quando uma empresa é capaz de manter o equilíbrio entre o seu potencial de desenvolvimento e a preservação do meio ambiente. Uma empresa pode ser considerada sustentável quando consegue manter o seu índice de crescimento e desenvolvimento de forma exponencial, sem que para isso seja necessário começar a tomar medidas que possam de alguma forma causar danos ambientais ou à sociedade. Além disso, ela preserva os valores éticos humanos, mantendo o respeito e a transparência com os seus fornecedores, consumidores e parceiros, além de também contribuir positivamente com a sociedade em que está estabelecida.

Impactos e melhorias perceptíveis em uma empresa sustentável

Ser uma empresa sustentável não é abrir espaço para os concorrentes e deixar de lucrar com a redução do desempenho de produção, também não é abrir mão da inovação e deixar de utilizar as mais recentes ferramentas tecnológicas para gerir e administrar o seu negócio. Muito pelo contrário, ser uma empresa sustentável é enxergar o futuro de sua empresa de forma muito mais ampla, entendendo que, quando se possui conhecimento de um empreendimento, é possível crescer sem que o meio ambiente seja prejudicado.

A sustentabilidade pode apresentar as seguintes vantagens para uma empresa:

  • Melhoria do impacto visual e da imagem empresarial perante a sociedade, consumidores, parceiros e até mesmo empresas concorrentes.
  • Otimização econômica, já que os métodos sustentáveis de produção, além de respeitarem o meio ambiente, evitam o desperdício, por exemplo: Reciclagem de materiais que antes seriam destinados ao lixo, melhor aproveitamento de matéria prima e materiais que possam sobrar em uma linha de produção, reutilização de água e medidas preventivas de economia de recursos e eletricidade.
  • Otimização do relacionamento entre a equipe de trabalhadores e parceiros por conta das medidas de consciência ambiental, pois trabalhar em um ambiente onde se preza pelo futuro do planeta melhora o ânimo e o desempenho pessoal.
  • Melhoria da imagem comercial da empresa, podendo atrair até mesmo novos investidores, pois  cada dia mais empresários de pequeno e grande porte têm decidido investir em negócios que prezam pela sustentabilidade.

Grandes empresas têm adotado o conceito de sustentabilidade

Corporações e instituições financeiras de grande porte têm adotado o conceito de sustentabilidade e se assumido como empresas sustentáveis, pois este é o conceito do futuro e esta prática será a tendência empresarial das próximas décadas. Afinal, o único meio de se preservar o planeta é mudando radicalmente os métodos de produção e de extração de matéria prima.

Alguns exemplos de empresas famosas que adotaram medidas sustentáveis ou investem em projetos que trabalham em favor da preservação do meio ambiente:

  • Itaú – Criou um fundo de investimento destinado à neutralização dos gases que destroem a camada de ozônio.
  • Elektro – Criou o projeto Energia Comunitária, colaborando com a reurbanização de áreas pobres e melhorando a qualidade de vida dos habitantes das cidades onde está inserida.
  • Amanco – Reduziu o consumo de água utilizado em sua linha de produção.
  • Natura – Uma das primeiras empresas a adotar o conceito de sustentabilidade, a Natura é responsável por um dos melhores e mais eficazes programas de neutralização de carbono.
  • Unilever – Alterou o formato das embalagens de seus produtos, desta forma conseguiu reduzir em 305% o consumo de papel.
  • Philips – No Brasil, toda a sua linha de produtos comercializados consomem menos energia.

Se interessou pelo conceito de sustentabilidade? Quer saber mais detalhes do que pode ser feito em sua empresa? Tem alguma opinião? Deixe o seu comentário!

 

Avatar

nddPrint

A vertical de negócios nddPrint provém soluções para que empresas de outsourcing de impressão administrarem seu negócio, reduzindo custo em seus processos operacionais, fidelizando seus clientes e mantendo seus contratos lucrativos. O nddPrint possui completo portfólio de soluções para provedores de outsourcing e clientes. nddprint.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *